Acervo da Biblioteca Universitária da UFMG recebe certificado da Unesco

Na última quinta-feira (07), a diretoria da Biblioteca Universitária da UFMG (BU) participou da cerimônia de entrega de certificados do Programa Memória do Mundo da Unesco 2017 (MoW Brasil), na sede do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, no Rio de Janeiro.

O Testamento de Martim Afonso e Dona Ana Pimentel, pertencente à Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras da BU, foi um dos acervos escolhidos para receber o certificado da Unesco. Datado de 1533 e um dos poucos exemplares manuscritos da “Galeria Brasiliana”, o documento trata das disposições finais de um dos primeiros exploradores e capitães donatários do Brasil e de sua esposa Dona Ana Pimentel.

“É a primeira vez, em 90 anos, que um acervo da UFMG é chancelado e evidenciado dessa forma, o que torna esse feito ainda mais importante para a Universidade”, pontuaram Wellington Marçal de Carvalho e Anália Gandini Pontelo, respectivamente diretor e vice-diretora da Biblioteca Universitária, durante o discurso de agradecimento.

Na oportunidade, a diretoria da BU registrou a indignação da UFMG diante dos lamentáveis fatos ocorridos na madrugada do dia 06 de dezembro de 2017, “na famigerada operação da polícia federal, que resultou na condução coercitiva do reitor, da vice-reitora e outros membros da comunidade universitária, numa clara afronta ao estado democrático de direito, bem como, à dignidade da pessoa humana”, enfatizaram.

Na cerimônia do MoW Brasil, além dos certificados, foi entregue a logomarca que identificará os dez acervos escolhidos como patrimônio documental da humanidade e do Brasil; e cópia da Portaria do Ministério da Cultura que reconheceu a inscrição desses acervos no Registro Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da Unesco.

Fonte: UFMG

This entry was posted in Sem categoria and tagged , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*