BIBLIOTECA DE BELO HORIZONTE PROMOVE SEMANA DO LIVRO

BIBLIOTECA DE BELO HORIZONTE PROMOVE SEMANA DO LIVRO

Semana do Livro é celebrada em todo país (Foto: Thaís Leocádio)

Diversas Bibliotecas Brasileiras aproveitaram a “Semana do Livro” para promoverem eventos. O espaço Professora Etelvina Lima da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais realizou uma série de debates e palestras.

A programação do evento incluiu temas sobre experiências de projetos que promovem o livro e a leitura, assim como a importância da Biblioteca como espaço de criação, conhecimento e compartilhamento de ideias.

Os encontros ainda propiciaram novas ações para incentivarem iniciativas que retomem o gosto das crianças e dos jovens pelo hábito da leitura.

IMPORTÂNCIA DA BIBLIOTECA NA FORMAÇÃO DA SOCIEDADE E PLANOS PARA FUTURO

 

Bibliotecária Bruna D’Ângela (Foto: Acervo Pessoal)

“Pela grossura da camada de pó que cobre a lombada dos livros de uma biblioteca pública pode se medir a cultura de um povo”, já dizia o escritor norte-americano John Steinbeck sobre a importância do hábito da leitura.

Segundo a Bibliotecária Bruna D’Ângela (CRB-6/3515), ler um livro é mais que um passatempo, é um dos mais importantes medidores de conhecimento. “O hábito da leitura forma cidadãos conscientes, seja por prazer, estudo ou para um indivíduo se informar. Ler propicia diversos benefícios, como adquirir conhecimento, estímulo à curiosidade e a criatividade. O leitor se torna mais crítico e reflexivo”, afirma.

A profissional atua em duas Bibliotecas diferentes. Durante o dia, Bruna trabalha na Biblioteca Jornalista Virgílio Carlos. Já pela noite, a Bibliotecária presta serviços para a Biblioteca da Faculdade Antônio Carlos. Os locais ficam nas cidades de Ouro Branco e Conselheiro Lafaiete, região Central de Minas Gerais. D’Ângelo explica que o livro pode ser um companheiro ideal para todos os momentos da vida, pois as pessoas são desafiadas sempre a “lerem o mundo” e que em qualquer tempo livre se faz uma boa leitura.

Bruna acredita que o caminho para o compartilhamento de conteúdos através de livros passa muito pelo trabalho de divulgação contínua em redes sociais, jornais e materiais digitais. “O futuro já está em nossas mãos e é extremamente importante que cada indivíduo não limite suas experiências, absorvendo cada vez mais conhecimento”, observa.

NOTAS

Biblioteca Universitária promove treinamento na ferramenta Integrity

A Biblioteca Universitária da UFMG promove treinamento para a ferramenta Integrity, responsável por auxiliar o trabalho de descoberta e desenvolvimento de fármacos na instituição, no dia 8 de novembro. As atividades são gratuitas para a comunidade acadêmica, entre 14h e 17h30, no Auditório Aloísio Pimenta da Faculdade de Farmácia, em Belo Horizonte. Mais informações pelo telefone (31) 3409-4627 e e-mail setorperiodicoscapes@bu.ufmg.br.

Edital para ocupação das Galerias de Artes Visuais da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais

A Superintendência de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário de Minas Gerais divulgou o edital de processo de seleção das propostas de exposições de artes visuais de 2019 para a Galeria de Arte Paulo Campos Guimarães, no prédio sede e Passarela Cultural no anexo da Biblioteca Pública de Minas Gerais, na Praça da Liberdade, região Centro-Sul de Belo Horizonte. Mais informações pelo site www.bibliotecapublica.mg.gov.br.

Prêmio Literário – “Memórias do lugar onde eu vivo”

O Ministério dos Direitos Humanos promove o Prêmio Literário “Memórias do lugar onde vivo” para incentivar a produção literária entre o público da terceira idade, contribuindo para um envelhecimento ativo e saudável deste público. Mais informações pelo site www.bibliotecapublica.mg.gov.br.

 

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*