Biblioteca Nacional da Rússia começa a utilizar Aleph e Primo da Ex Libris

A comunidade da NLR agora desfruta de descoberta unifica e acesso aos serviços da biblioteca através da interface do Primo

Ex LibrisO Grupo Ex Libris®, líder mundial no fornecimento de soluções de automação para bibliotecas, tem a satisfação de anunciar que a Biblioteca Nacional da Rússia (NLR) colocou no ar o Primo®, solução de descoberta e entrega e o Aleph®, sistema integrado de bibliotecas, que substitui o sistema próprio desenvolvido pela instituição. Em uma ação que consolida mais de 25 bases de dados sob um guarda-chuva, a NLR passa a oferecer aos seus usuários uma experiência de descoberta abrangente e relevante, também desfrutada por mais de 2000 instituições de todo o mundo, usuárias do Primo.

Oleg Shorin, diretor geral adjunto de automação na NLR e gerente do projeto de implantação, comentou: “O Aleph é a base do sistema de informações da nossa biblioteca, sobre o qual vamos continuar criando novos serviços para os leitores. O Aleph permitirá aos nossos usuários dedicarem-se à leitura e à pesquisa, reduzindo o tempo gasto na pesquisa e obtenção de materiais”.

Ao consolidar suas múltiplas bases de dados no Aleph, a NLR pode elaborar novos fluxos de trabalho mais eficientes. Integrado ao Aleph, o Primo oferece aos usuários uma caixa única de pesquisa para as diversas coleções da biblioteca, com possibilidade de refinamento da busca através de filtros. A funcionalidade “OPAC via Primo” permite aos usuários, por exemplo, submeter pedidos de reserva e receber notificações sem sair da interface do Primo Anton Likhomanov, diretor geral da NLR, acrescentou: “As bibliotecas precisam atender as expectativas dos leitores dos dias de hoje, a maioria dos quais são jovens acostumados a usar sistemas web e que acessam as informações que necessitam com o toque de um botão. Agora que estamos com o Primo e o Aleph instalados, a NLR não será mais somente um local onde as pessoas adquirem conhecimento com facilidade e rapidez conhecimento. Tornaremos-nos um parceiro, auxiliando no processo de pesquisa e oferecendo um moderno ambiente de trabalho aos nossos usuários”.

Ullrich Jüngling, vice-presidente de vendas da Ex Libris nos países da Europa Ocidental, Central e Leste Europeu, comentou: “Estamos muito felizes porque outra importante instituição da Rússia optou por implementar as soluções Aleph e Primo. Estamos ansiosos para que a comunidade de usuários do Primo e Aleph cresça na Rússia e nos países de idioma russo.”

Sobre a Biblioteca Nacional da Rússia

Fundada em 1795 por Catarina, a Grande, a Biblioteca Nacional da Rússia é a biblioteca pública mais antiga do país. Sendo uma das bibliotecas para depósito legal, a NLR localiza-se em São Petersburgo e possui acervo de mais de 36 milhões de itens, dos quais, 15 milhões são livros. Para mais informações, consultehttp://www.nlr.ru/eng/.

Sobre a Ex Libris

A Ex Libris é líder mundial no fornecimento de soluções para bibliotecas acadêmicas, nacionais e centros de informação, oferecendo o único conjunto de sistemas abrangente para materiais eletrônicos, digitais e impressos. Os produtos, desenvolvidos com a colaboração dos clientes, são amigáveis e atendem às necessidades atuais das bibliotecas, bem como garantem condições de transição no futuro. A Ex Libris mantém uma impressionante base de clientes, formada por milhares de instituições em mais de 90 países de 6 continentes. Suas soluções criativas dão condições às bibliotecas para maximizar a produtividade e eficiência, e, ao mesmo tempo, aumentar as possibilidades de exploração dos recursos pelos usuários. Dando condições aos usuários para descobrir e obter as informações que necessitam, as bibliotecas garantem sua posição de “bridge to knowledge”.

Para mais informações sobre o Grupo Ex Libris, acesse o site: http://www.exlibrisgroup.com/

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*