Conheça a Biblioteca Pública de Formiga

Eventos e projetos não faltam na Biblioteca Pública Municipal Dr. Sócrates Bezerra de Menezes, em Formiga (MG). Inaugurada em 13 de setembro de 1951, quem cuida hoje do acervo de aproximadamente 30.000 exemplares – sendo 16.000 inseridos no Sistema BIBLIVRE e 14.000, em catálogo manual –, é a bibliotecária Heloisa Silva Sousa Pinheiro (CRB-6/1418).

NOTA 2.1 Equipe das Bibliotecas_Super Leitores 2014

Equipe das Bibliotecas Super Leitores de 2014

Entre as muitas atrações oferecidas no espaço estão dois eventos por semestre e uma série de ações mensais. São eles:

  • No Meio do Caminho tem um Livro (Resenha Literária): publicação semanal de obras do acervo
  • Bibliotecando: divulgação de ações culturais e atividades desenvolvidas pela biblioteca
  • Eventos: Super Leitores e Árvore de Livro
  • Projeto de Extensão Cultural e de Incentivo à Leitura: Exposições Temáticas, Visita Orientada e Hora do Conto
  • Divulgação pela Internet e Imprensa (escrita e TV): todo mês é elaborada e divulgada a programação das atividades previstas para o mês vigente

NOTA 2.2

Projeto Extensão Cultural e Incentivo à Leitura: Dia do Homem

Outo projeto é o de Extensão Cultural e Incentivo à Leitura. A cada mês, são selecionadas datas comemorativas relevantes e, em seguida, elaboradas exposições temáticas cujos livros – relacionados a essas datas – são cuidadosamente dispostos. Entre as atividades estão: Visita Orientada, Hora do Conto, Palestras, Oficinas Cultural e Literária e Vitrine Literária (obras em destaque). O intuito é incentivar a leitura e expor os livros que integram o acervo.

A cada mês, o projeto recebe um subtítulo que remete ao seu período de vigência. Neste mês, o tema é “Julho Recreativo”, por tratar-se do mês de férias, descanso e lazer. Entre os temas abordados estão o dia do homem, dia do amigo, dia nacional do escritor e aeromodelismo e bicicleta Chopper.

NOTA 2.3 dia dos avós

Projeto Extensão Cultural e Incentivo à Leitura: Dia dos Avós

Esses projetos, de acordo com Heloísa, são fundamentais para que a biblioteca cumpra papel relevante na vida dos usuários. “Eles ajudam a mantê-la viva e ativa, acompanhando o desenvolvimento atual. Temos alcançado os objetivos, visto que a frequência de estudantes, leitores e visitantes tem aumentado. Na Seção de Empréstimo, há até disputa por livros expostos. E tem crescido a demanda de escolas e centros sociais por Visitas Orientadas e Hora do Conto. Em consequência, o ambiente da Biblioteca torna-se mais alegre e encantador”, comemora.

Hoje são realizados, mensalmente, cerca de dois mil empréstimos, cinco exposições temáticas e 200 pesquisas em livros, enciclopédias e atlas, entre outras fontes de consulta. Em média, 50 pessoas acessam a internet para pesquisa escolar ou de cunho pessoal, tendo apenas dois computadores. Na seção de periódicos, cerca de 250 usuários frequentam o espaço todos os meses para estudar, pesquisar e ler jornais e revistas.

NOTA 2.4 hora do conto_luciane

Hora do Conto

A bibliotecária acrescenta que a biblioteca pública – como é carinhosamente reconhecida –, é uma instituição cultural, educacional e social que faz parte da história de Formiga, tendo valor inestimável na vida da comunidade, a cada geração de frequentadores que reúne.

A biblioteca se prepara atualmente para a 7ª edição do “Árvore de Livro”, marcada  para 25 de setembro.

Nota 2.5 visita orientada E.E.Jalcira Santos Valadão

Visita orientada E. E. Jalcira Santos Valadão

Serviço:

Biblioteca Pública Municipal Dr. Sócrates Bezerra de Menezes
Praça São Vicente Férrer, 140 – Centro – Formiga/MG
Tel: (37)3322-5536
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h
E-mail: bibliotecapublicadeformiga@gmail.com
Facebook:  https://www.facebook.com/bibliotecamunicipal.formiga

This entry was posted in Sem categoria and tagged , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

3 Comentários

  1. Dimas Jose Silva
    Posted 16 de setembro de 2015 at 8:22 | Permalink

    PARABÉNS, pelo aniversário.
    Desde criança frequento a biblioteca Sócrates Bezerra, não me esqueço da Dona Marta e da Dona Malvina, sempre prestativas.Atualmente o atendimento do pessoal do empréstimo não deixa nada a desejar. Moças prestativas e cultas se revezam para proporcionar aos leitores as melhores obras.

    Saudações

    Dimas José

  2. Danilo Júnior
    Posted 1 de fevereiro de 2016 at 15:03 | Permalink

    Tudo bem, prazer me chamo Danilo! Curso medicina veterinária na Unifor e preciso ler o livro “O Homem que ouve cavalos” de Marti Roberts. Vocês tem ele?

  3. Posted 5 de fevereiro de 2016 at 16:05 | Permalink

    O LIVRO DA VIDA
    (ES.12)
    (JB.6.45) – ESTÁ ESCRITO NOS PROFETAS: (IS.34.16) – BUSCAI NO LIVRO DO SENHOR E LEDE (ES.87.8) – AO ESPÍRITO DO NOSSO SANTO GUIA, NESTE MEU SER QUE É PREDESTINADO, RECOMPONDO ESSES CARACTERES, DESSA FORMA: (148 letras e 8 sinais)
    (JB.19.28)- Depois, vendo Jesus que tudo já estava consumado para se cumprir a Escritura, disse: (1SM.12.3) – Eis-me aqui, (DN.9.24) – para dar fim aos pecados, para expiar a iniqüidade, para trazer a justiça eterna:(JB.8.25) – Que é que desde o princípio vos tenho dito? (LC.12.2) Nada há encoberto que não venha a ser revelado; e oculto que não venha a ser conhecido:(LE.3.1) – Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu; (2PE.3.4) porque desde que os pais dormiram, todas as cousas permanecem como desde o principio da criação:(AP.14.13) Então, ouvi uma voz do céu, dizendo: Escreve: (BC.4.4) – Ditosos somos, ò Israel; porque as cousas que agradam à Deus nos são manifestas: (JS.1.8) – Não cesses de falar deste livro da lei, antes, medita nele dia e noite, pára que tenhais cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; (JB.13.15) – porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também: (LC.16.17) – E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til sequer da lei: (ÊX.3.6) – Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: (EC.24.32) – Tudo isto é o livro da vida, e o testemunho do Altíssimo, e o conhecimento da verdade: (IS.46.8) – Lembrai-vos disto e tende ânimo, tomai-o à sério, ó prevaricadores; (EC.28.7) – porque a corrupção e a morte estão a cair sobre aqueles que quebrantam os mandamentos do Senhor: – (IS.24.5) – Na verdade a terra está contaminada por causa dos seus moradores, porquanto transgridem as leis, violam os estatutos e quebram a aliança eterna: (SL.14.3)–Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; (SL.106.33)- pois foram rebeldes ao Espírito de Deus, e Moisés falou irrefletidamente: (RM.6.19) – Falo como Homem por causa da fraqueza da vossa carne: (LC.16.9) – E eu vos recomendo: Buscai n’A BIBLIOGÊNESE DE ISRAEL, o poder do saber viver sob a proteção de Deus; (RM.8.22) – porque sabemos que toda a criação, a um só tempo geme, e suporta angustias até agora:
    ESCREVI ESSE RESUMO, AGINDO COMO UM DOS SANTOS PROFETAS, LENDO NOSSO CARATER, E CRIANDO O LIVRO QUE DÁ SENTIDO À SANTA VIDA, PELO SENHOR DEUS: ESSE SÁBIO PROFETA É CRISTO, E TEREIS PODER: (IL.148.8)
    A Bibliogênese de Israel

    S I N O P S E

    Desde o inicio dos tempos proféticos, muito já se cogi-tou e muito já se escreveu à respeito da Escritura Sagrada; na tentativa de se alcançar os fundamentos da criação divina e das próprias Criaturas; porque é para essa finalidade maior que a mesma existe entre nós, como sendo a única e inesgotável fonte do verdadeiro conhecimento.

    Todavia, jamais houve consenso sobre o Legado Bíblico; porque o Espírito de Deus escondia a sua verdade entre os seus símbolos; e também porque os descendentes de Adão e Eva viviam cultuando a esperança pela volta de Cristo, pois não havia ninguém que soubesse fazer a vontade do Senhor na terra.

    Na verdade, esse Livro Sagrado permanecia selado e lacrado hermeticamente, impedindo que os olhos da carne pudessem vislumbrar o seu conteúdo objeto, ou a herança espiritual que o Criador de todas as cousas legou às nossas almas; porque todos dormiam o profundo sono da inconsciên-cia, e não havia quem pudesse tirar os seus selos.

    Por isso mesmo, até o dia 30.09.1985, havia tempo e modo para todo propósito debaixo do céu; até mesmo para que matássemos a esperança vã dos Homens e das Mulheres de boa fé, que esperavam pela volta de Jesus Cristo; porquan to naquele dia o Filho do amor se agiu, e desceu como Autor desse trabalho singular; porque Cristo já esperava por essa Providência Divina, a fim de consumarmos as profecias de conformidade com os Santos ensinamentos que os Leitores já passam a receber do próprio Rei de Israel.

    Espero que o mundo faça bom proveito da loucura divina, na certeza de que esta é mais poderosa do que a sabedoria humana.
    O Autor

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*