FONTE INESGOTÁVEL DE CONHECIMENTO: A IMPORTÂNCIA DO LIVRO PARA A FORMAÇÃO DA SOCIEDADE

Data é celebrada no país no dia 29 de outubro e homenageia a Biblioteca Nacional do Brasil, localizada no Rio de Janeiro


Bibliotecária Marina Nogueira Ferraz (Foto: Acervo Pessoal)

A data 29 de outubro é reconhecida por valorizar um dos grandes bens culturais da humanidade e uma das fontes inesgotáveis de conhecimento: o livro. Para a Bibliotecária Marina Nogueira Ferraz (CRB-6/2194), que atua na Biblioteca José Baeta Vianna, do Campus Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, o livro é uma das primordiais ferramentas de compartilhamento de experiências.
“A leitura é um importante veículo de acesso à informação, conhecimento do mundo e de autoconhecimento. Sendo assim, quem tem acesso ao livro tem mais autonomia e crítica do que lê. E penso que essa pessoa está mais preparada pra agir no mundo”, ressalta.
Segundo Marina, a leitura, especialmente a literária, pode ser pensada como fruição, mas também deve apresentar a responsabilidade de formar, ainda que subjetivamente, um repertório de vivências, sentimentos e realidades. Ela acredita que a bagagem poderá ser a diferença para entender nosso lugar no mundo, ter convicções e pensar além delas, ou seja, visando o bem comum. Livro é objeto de cidadania.
O Dia Nacional do Livro foi criado para homenagear a Biblioteca Nacional do Brasil, localizada na região Central do Rio de Janeiro, capital fluminense. Em 1810, o espaço foi construído para abrigar o acervo que a corte trouxe de Portugal e é considerado um dos dez maiores locais que abrigam uma Biblioteca no mundo.

Salão de leitura da Divisão de Obras Raras da Biblioteca Nacional no RJ (Foto: Divulgação/Biblioteca Nacional)

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS COMEMORA 10 ANOS DO PROJETO BIBLIOTECA 24 HORAS
Espaço destinado a Faculdade de Ciências Econômicas, é localizado em Belo Horizonte

Biblioteca da FACE (Foto: Foca Lisboa/UFMG)

A Biblioteca Professor Emílio Guimarães Moura completou no último dia 8 de outubro, 10 anos de funcionamento 24 horas de forma ininterrupta. O espaço, da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, é um dos poucos do Brasil a apresentar este tipo de serviço.
De acordo com o coordenador da Biblioteca, Leonardo Renault (CRB-6/2211), o momento é importante para a instituição, que avaliou os benefícios conquistados ao longo do tempo e os caminhos a serem percorridos, durante um evento de comemoração na UFMG. “Ao atingir este feito nos vemos diante da necessidade de reflexão da experiência acumulada, ao mesmo tempo em que é preciso olhar para as necessidades e prospectos que o futuro anuncia,” disse.
Para Renault, a reunião discutiu o papel da biblioteca na formação da sociedade. “O evento buscou suscitar o debate da missão da biblioteca como espaço de luta e, sobretudo da diversidade que leva a uma compreensão mais ampla do mundo, onde estão incluídas as ideias, pessoas e conhecimentos diversos. Como diz a tagline do evento: “De portas, livros e mentes sempre abertas.””, finaliza.

NOTAS

VI SEMANA DO LIVRO E DA BIBLIOTECA
O Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) – Campus Vila Velha – promove a 6ª edição da “Semana do Livro e da Biblioteca”, na cidade da Região Metropolitana de Vitória, no Espírito Santo. O evento comemorativo, que tem como objetivo despertar o hábito da leitura em estudantes, realizará rodas de conversas, minicursos, troca de livros e a entrega do prêmio ao vencedor do concurso para escolha do nome da Biblioteca do local. A “Semana do Livro e da Biblioteca” foi instituída pelo Decreto Nº 84.631 de 9 de abril de 1980, tendo o dia 23 de outubro como marco inicial da celebração e o dia 29 do mesmo mês como término. Esta última é a data comemorativa do Dia Nacional do Livro, estabelecida pela Lei 5.191 de 18 de dezembro de 1980. A festa promovida pelo IFES acontecerá entre os dias 22 e 26 de outubro.

1ª FLIP – FESTA LITERÁRIA DE LAGOA DA PRATA
A 1ª FLIP – Festa Literária de Lagoa da Prata, realizada na cidade da região Centro-Oeste de Minas Gerais, pretende levar ao público uma programação que incentiva o hábito de leitura e apoia novos escritores. O evento é promovido pela Prefeitura do Município, por meio de sua Secretaria de Cultura e Turismo. Durante a feira, acontecerão palestras, oficinas, narração de histórias, encontros com autores e shows musicais, entre os dias 25 e 27 de outubro, a partir das 16h, na Praia Municipal. Para outras informações, ligue no telefone (37) 3261-7250 ou acesse o site www.flip.com.

LIVRO DEVORAÇÕES SERÁ LANÇADO EM MUCANE
Será lançado no Museu Capixaba do Negro (Mucane), o livro Devorações – Descolonizando corpos, desejos e escritas, com o objetivo de quebrar paradigmas ligados ao mundo LGBTT. Durante o lançamento da obra, participarão 33 coautoras e artistas convidadas. O evento será realizado no próximo dia 26 de outubro, na cidade de Vitória, no Espírito Santo, a partir das 19h. Para outras informações, acesse o site www.secult.es.gov.br.

CONCURSO PÚBLICO PARA BIBLIOTECÁRIOS NA UNIMONTES
As inscrições para o Concurso Público da Universidade Estadual de Montes Claros, na região Norte de Minas Gerais, estarão abertas entre os dias 21 de dezembro e 1º de janeiro. Uma vaga será destinada a função de Assistência na Área de Biblioteconomia, na carreira de Analista Universitário. Os interessados em outras informações e esclarecimentos podem acessar o site www.ceps.unimontes.br.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*