LIVROS RESGATAM HISTÓRIA DE CIDADES

LIVROS RESGATAM HISTÓRIA DE CIDADES

Obras apresentam curiosidades, símbolos e acontecimentos dos espaços urbanos, preservando essência das memórias para próximas gerações

Créditos: Via Pixa bay

Qualquer cidade tem particularidades características de sua cultura, proporcionando personalidade e irreverência ao espaço geográfico e população. Alguns lugares, como mercados, praças ou teatros, simbolizam mais que uma simples construção. A arquitetura, as pessoas que transitam pelo local e, até mesmo as atividades desenvolvidas nesses espaços, guardam a memória de uma época, justificando a evolução a partir desses acontecimentos.

Muitos escritores saudosistas dedicam suas obras e estudos a desvendarem os mistérios desses lugares, construindo enredos capazes de disseminarem a história das cidades para impedir que se perca entre as gerações futuras.

A filósofa e escritora Maria de Lourdes lançou a obra “O Mercado Como Símbolo da Cidade”, último volume da série Matéria da memória – A cidade e seus símbolos, que já teve como tema o Palácio da Liberdade, a Praça da Liberdade e o Cemitério do Bonfim, na última semana. O último livro da série retratando Belo Horizonte resgata a história e os grandes personagens do Mercado Central, cartão postal municipal e um importante representante da vida boemia da capital.

A Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e a Academia Espírito-Santense de Letras (AEL), com o apoio da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, promovem o  lançamento de quatro livros de autores capixabas, no dia 4 de dezembro. O projeto resgata a memória da capital capixabense, lançando os títulos: “Patrimônio Cultural” da Coleção Escritos de Vitória; “Um Capixaba Entre Mundos” e “Olhar Marginal”, da Coleção Roberto Almada e “Poetas Capixabas”, da Coleção José Costa. O evento acontece na Biblioteca Municipal, na Cidade Alta, a partir das 19h30.

Os trabalhos literários que contam os registros por trás das cidades para as novas gerações contribuem com o enriquecimento da cultura e a valorização do patrimônio cultural, fomentando o pertencimento dos habitantes que passa a perceber os espaços e obras urbanas como fonte de conhecimento e artigo que caracteriza sua própria historia de vida.

Notas:

DELEGACIA REGIONAL DO CRB6 NO ESPIRITO SANTO TEM NOVO DELEGADO

A Bibliotecária Julive Argentina Santos Serra, ES-000819/O, foi nomeada a nova delegada da Delegacia Regional do CRB6 no Espirito Santo em reunião com a diretoria do Conselho Regional de Biblioteconomia 6º Região – MG/ES, no dia 30 de novembro. A decisão será enviada para homologação do Conselho Federal de Biblioteconomia.

A função será exercida a título gratuito, sem vínculo empregatício com o CRB-6, sendo considerada de grande relevância social. A função não tem período de mandato, podendo o bibliotecário pedir desligamento ou ser destituído a qualquer tempo.

PREFEITURA DE GUARAPARI (ES) ABRE CONCURSO PARA BIBLIOTECÁRIOS

A Prefeitura de Guarapari (ES) abre processo para realização de concurso público para profissionais da educação com 74 vagas, sendo 70 delas para inicio imediato e uma para Bibliotecário.

A remuneração varia entre R$1.126,80 a R$2.073,28 e até o fim da validade do concurso, outras vagas poderão surgir.

Mais informações no site: www.guarapari.es.gov.br.

PROJETO MINEIRO É FINALISTA DA 3ª EDIÇÃO DO PRÊMIO IPL – RETRATOS DA LEITURA

O projeto “Exposições Literárias Itinerantes de Minas Gerais”, idealizado pela Superintendência de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário  da Secretaria de Estado de Cultura e coordenado por Cleide Fernandes, diretora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais, ficou entre os finalistas da 3ª edição do Prêmio IPL – Retratos da Leitura.

O projeto incentiva a leitura literária com atividades em espaço de convívio das bibliotecas municipais. A exposição conta com mais de 50 mostras sobre a síntese do trabalho de um autor ou extratos de um livro relevantes na história da literatura.

O “Prêmio IPL – Retratos da Leitura” é uma iniciativa do Instituto Pró-Livro para orientar políticas públicas, inspirar outras iniciativas no Brasil e homenagear organizações com práticas de estímulo à leitura. A final do concurso ocorre no dia 10 de dezembro, no Teatro do Unibes Cultural, em São Paulo.

PRESIDENTE DA COMPANHIA DAS LETRAS DIVULGA CARTA ABERTA EM DEFESA AOS LIVROS

O presidente do Grupo Companhia das Letras, Luiz Schwarcz, divulgou uma carta convocando a solidariedade entre pequenos e grandes grupos editoriais para buscar alternativas de sobrevivência do setor livreiro, na última terça-feira, dia 27.

A carta apresenta a situação do mercado literário no Brasil, demonstrando profunda preocupação com o futuro, principalmente, considerando o cenário atual.

As editoras já vêm diminuindo o número de livros lançados, deixando autores de venda mais lenta fora de seus planos imediatos e demitindo funcionários em todas as áreas. Com a recuperação judicial da Cultura e da Saraiva, dezenas de lojas foram fechadas, centenas de livreiros foram despedidos e as editoras ficaram sem 40% ou mais dos seus recebimentos— gerando um rombo com possibilidade de riscos graves para o mercado editorial no Brasil.” ( Schwarc, Luiz. 2018)

Leia a carta na íntegra: http://www.blogdacompanhia.com.br/conteudos/visualizar/Cartas-de-amor-aos-livros

PERSONALIDADES DE VÁRIAS ÁREAS DECLARAM AMOR AOS LIVROS

Após o desabafo de Luiz Schwarcz, presidente do Grupo Companhia das Letras, revelando a crise no setor livreiro no Brasil, agravada pelos pedidos de recuperação judicial de redes de livrarias brasileiras importantes, o jornal O Globo convidou algumas personalidades brasileiras para declarar seu amor aos livros e reforça o poder transformador presente na literatura, buscando e consolidando novos leitores.

 Leia a matéria na integra: https://oglobo.globo.com/cultura/livros/a-convite-do-globo-personalidades-de-varias-areas-fazem-declaracoes-de-amor-aos-livros-23266984

VAGA DE EMPREGO

ORGANIZAÇÃO EFICAZ DE ARQUIVOS LTDA, empresa especializada em gestão de documentos, arquivos e Bibliotecas, abre processo seletivo para contratação de profissionais de Biblioteconomia.

O profissional atuará no gerenciamento e controle de projetos, apoio técnico, levantamento e diagnóstico, desenvolvimento de metodologia arquivística, implantação de arquivos, elaboração e aplicação de instrumentos (tabelas de temporalidade e plano de classificação).

Os interessados devem ter registro ativo e estar adimplente do CRB-6, experiência em gestão de documentos, gestão da informação, coordenação de projetos e equipe, conhecimento e experiência em ferramentas tecnológicas e sistemas de informação, bom relacionamento interpessoal, espírito de liderança e comprometimento.

A vaga é destinada para moradores das cidades de Betim, Igarapé e São Joaquim de Bicas (MG). A carga horária é de oito horas por dia (2ª a 6ª feira). O processo seletivo ocorrerá em duas etapas: análise curricular e entrevista pessoal. A vaga é para início imediato.

Os interessados deverão enviar currículo para: organiz@organiz.com.br

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*