Promoção e incentivo à leitura nas bibliotecas de Vila Velha

Com o objetivo de garantir a promoção e incentivo à leitura nas bibliotecas escolares municipais de Vila Velha, o Setor de Bibliotecas da Secretaria de Educação divulgou seu projeto para 2017. Na apresentação do projeto, a Coordenação de bibliotecas enfatizou que, além da leitura como informação e, consequentemente, como fonte de acesso ao conhecimento, o mais importante é a capacidade de se aliar isso ao prazer e entretenimento, pois o prazer na prática da leitura levará o leitor ao conhecimento e estimulará o desenvolvimento do hábito.

Promoção e incentivo à leitura nas bibliotecas (Foto: Divulgação/PVV)

Promoção e incentivo à leitura nas bibliotecas (Foto: Divulgação/PVV)

A leitura literária é importante para a formação ética e estética do indivíduo, uma vez que a experiência estética favorece a formação de pessoas sensíveis à diversidade e, ao mesmo tempo, possibilita um alargamento da visão de si mesmo, do homem e do mundo. Portanto, faz-se necessário que as escolas revejam as condições restritas impostas ao ensino da leitura. Entretanto, mudar as condições de produção da leitura na escola não significa apenas alterar os instrumentos de sua codificação e decodificação, pois vai muito mais além.

Entre as sugestões de projetos a serem desenvolvidos figuram os seguintes: “Alimentação saudável e leitura: tudo de bom” (alunos do 1º ao 9º ano e EJA); “Mais leitura e escrita” (1º ao 5º ano); “Ler, pensar, criar” (6º ao 9º ano); “Leia comigo” (1º ao 9º ano, EJA e todos servidores da escola); “Concurso leitor do ano” (1º ao 9º ano); “Hora da leitura” (1º ao 9º ano e EJA); “Encontro com o escritor” (1º ao 9º ano e EJA) e “Entre versos, rimas e outras histórias” (4º ao 9º ano, EJA e servidores da Educação).

Motivar a frequência espontânea nos espaços da biblioteca é, antes de tudo por uma característica particular, uma oportunidade de educar os alunos e prepará-los para desfrutar todo o complexo informacional existente. Ações como as citadas constituem apenas uma indicação de primeiros passos e de um grande desafio: romper barreiras para melhor ensinar, visando, sobretudo, a uma educação que permita ao aluno o exercício pleno de sua cidadania e o seu desenvolvimento como pessoa humana através do hábito de ler, não apenas como fonte de conhecimento, mas também como prazer.

Fonte: Prefeitura de Vila Velha | Texto: Jô Amado

This entry was posted in Sem categoria and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*