A missão de cuidar de livros raros

Silvana Rosental 

Ser bibliotecário é ter uma profissão desafiadora em muitos sentidos, principalmente no que se refere a livros raros. Eles estão lá, chegarão como preciosidades e, na realidade o são, mas como devemos proceder para que eles permaneçam sempre em bom estado?

Vamos aos pontos cruciais.

– Tome cuidado ao manuseá-los e armazená-los, pois eles tendem a desbotar. – Grandes livros e pesados duram mais se armazenados deitados, horizontalmente, os demais devem ficar verticais e retos com suportes em ambos os lados. – Armazene-os longe da luz direta do sol, que pode branquear levar a um aumento no teor de ácido de papel. – Tente conseguir uma temperatura constante e umidade na área de armazenamento do livro e garantir que haja uma circulação regular do ar. Se a sala é muito quente e seca, encadernações de couro podem secar e rachar; uma temperatura baixa, por si só não impede o crescimento de mofo. – Os livros devem ser mantidos longe de fontes de umidade e condensação e de tubos de água em caso de ruptura ou vazamento. – Sempre que possível tentar manter a temperatura ambiente dentro do intervalo de 16 ° C a 19 ° C. – Um termohigrômetro elétrico portátil lhe dará leituras digitais precisas de temperatura e umidade relativa. – Se você quiser apenas para medir a umidade, pode comprar um seletor da umidade (higrômetro). – Limpe seus livros para que não sejam fontes de alimento de fungos e mofo. – Escove a poeira com um pincel macio em uma área longe das prateleiras. – Post-It e adesivos domésticos comuns devem ser evitados, como meio de marcação ou reparar páginas e ligações, pois a cola vai secar e descolorir o papel deixando um resíduo permanente no livro. – Não use elásticos para manter o livro em conjunto, use fita ou fio de algodão amarrado ao redor da parte superior e inferior de um livro.

Por fim, é importante ter em mente que a conservação profissional de livros e artigos de papel pode ser um processo caro e trabalhoso, mas que, devido a importância do material, assim que possível, deverá ser encaminhado para o restauro. Pensando em trabalhar nos livros raros da sua biblioteca? Então, bons trabalhos e uma ótima semana!

Livros raros

Fonte: Vértice Books

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*