Bibliotecária do Distrito Federal vence Prêmio Da Vinci Huis – IASL Award for Brasil 2017

Iniciativa destaca profissionais que desenvolvem trabalhos inovadores em bibliotecas escolares do país

A vencedora do Prêmio Da Vinci Huis – IASL Award for Brasil 2017 é Yaciara Mendes Duarte, de Brasília, Distrito Federal. A iniciativa premia bibliotecários brasileiros que desenvolvem trabalhos inovadores em bibliotecas escolares no país.

A bibliotecária Yaciara Duarte participará de um congresso nos Estados Unidos (Foto: Divulgação)

A bibliotecária Yaciara Duarte participará de um congresso nos Estados Unidos (Foto: Divulgação)

Desde 2011, a bibliotecária tem atuado em instituições educacionais e há dois anos é a responsável pela Biblioteca Cora Coralina, do Centro Educacional Católica de Brasília (CECB), dirigido pela Profa. Maria Ireneuda Nogueira. Hoje ela é responsável pelo gerenciamento e processamento técnico do acervo, atendimento a alunos e pais e desenvolvimento de projetos e atividades didáticas.

“A biblioteca oferece atividades específicas, que visam reforçar o vínculo mantido pelos alunos com a leitura e a busca de informações. Para isso, promovemos uma série de atividades ligadas à pesquisa, mediação de leitura, jogos e tecnologia”, conta a bibliotecária. Ela acredita que os profissionais da Biblioteconomia devem, sempre que possível, compartilhar com outros colegas e estudantes novas experiências e possibilidades que aproximem as bibliotecas brasileiras dos usuários – alunos e famílias.

Com o Prêmio, Yaciara terá a oportunidade de participar do 46º Congresso Anual da International Association of School Librarianship – IASL, entre os dias 4 e 8 de agosto de 2017, na cidade de Long Beach, Estados Unidos.  “Learning without Borders” será o tema do congresso, que contará com participação de pesquisadores e especialistas da área de Biblioteconomia escolar do mundo todo.

 Mineiras já venceram o prêmio

 Em 2010, a vencedora do prêmio foi à bibliotecária Lilia Virginia Martins Santos (CRB-6/1776) e, em 2011, Carla Floriana Martins (CRB-6/2117), ambas de Belo Horizonte. A bibliotecária Carla Floriana afirma que o Da Vinci Huis é um dos maiores prêmios oferecidos para profissionais que atuam na Biblioteconomia no mundo. “O prêmio oferece aos contemplados a oportunidade de participarem dos eventos da IASL. Nesse espaços, conhecemos mais sobre os estudos da Biblioteconomia Escolar em outras cidades do mundo. Os bibliotecários escolares, quando verdadeiros participantes do processo de ensino e aprendizagem de suas instituições, buscam estratégias para integrar, sempre mais, se dedicar e se envolver com as variadas possibilidades de contribuição que a boa aplicação dos conceitos éticos, biblioteconômicos e educacionais podem proporcionar à sociedade. É muito gratificante ter podido, e ainda poder estar participando dessa história!”, completa.

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*