Concurso irá selecionar projeto para prédio anexo da Biblioteca Nacional

Competição é promovida pelo Instituto de Arquitetos do Brasil do RJ. Edital do programa será publicado na próxima semana.

Será lançado nesta terça-feira (26) na sede do Instituto de Arquitetos do Brasil do Rio de Janeiro (IAB-RJ) um concurso que irá selecionar o projeto para prédio anexo à Biblioteca Nacional. O lançamento acontece em cerimônia marcada para as 18h30 e o edital da competição deverá ser publicado na próxima semana.

O prédio anexo da Biblioteca Nacional deverá ser o mais novo centro cultural da Zona Portuária do Rio. Os candidatos deverão propor a reforma da antiga Estação de Expurgo de Grãos do Ministério da Agricultura, que já abriga parte do acervo de periódicos da biblioteca.

A proposta da Fundação Biblioteca Nacional é transferir toda a sua imensa coleção de periódicos, com exemplares que remontam ao século XIX e alguns títulos raros, revistas e algumas publicações variadas para o antigo prédio do Ministério da Agricultura. Parte da área técnica da instituição também será deslocada para a região portuária. Com a intervenção, a edificação deverá atingir uma área de 30 mil metros quadrados.

O projeto deverá contemplar sala de leitura, auditório, espaço de exposições além de uma biblioteca de acesso público. O histórico prédio da sede da Fundação Biblioteca Nacional já não tem mais capacidade física para abrigar o crescente acervo. Ele é repositório legal de todo o patrimônio bibliográfico produzido em território nacional.

Serviço:
Lançamento do Concurso Anexo da Biblioteca Nacional
Quando: terça-feira, 26 de agosto
Horário: 18h30min
Local: sede do IAB-RJ
Endereço: Rua do Pinheiro, 10, Flamengo

Fonte: G1

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*