Conheça a biblioteca pública de Tarumã

“A biblioteca pública de Tarumã incentiva a leitura com projetos para pessoas de todas as idades.”

Em 15 de setembro de 1996, por meio do projeto de lei n°99/94, foi inaugurada a Biblioteca Pública de Tarumã. O espaço era propriedade da família Alves de Brito, até que no início da década de 1990, o vendeu para a Prefeitura Municipal de Tarumã.

O local ainda mantém a arquitetura rústica, resquícios da antiga fábrica, que ali abrigava. No entanto, as adaptações o transformaram no Centro Integrado de Educação e Cultura – CIEC de Tarumã, que conta hoje com diversos projetos que promovem atividades culturais na cidade e também na região.

Além destas atividades, há ainda a biblioteca pública “Anna Aparecida José de Brito” que carrega o nome em homenagem a antiga proprietária do prédio. O acervo é composto por doações e compras efetuadas pela Prefeitura, que dispõe de aproximadamente 15 mil obras, além de revistas, quadrinhos e jornais para empréstimo.

A equipe da biblioteca é formada por três colaboradoras, entre elas, uma bibliotecária, Odília Ribeiro, e também duas estagiárias, que são responsáveis por todas as atividades, entre elas, realizar em média 200 empréstimos mensais, e atender os 2000 usuários cadastrados.

Biblioteca pública de Tarumã

Biblioteca pública de Tarumã

A biblioteca e o SophiA
O software SophiA foi implantado na biblioteca pública Anna Aparecida José de Brito, no início do ano de 2012. Odília comenta que o SophiA Biblioteca não foi o primeiro software a ser utilizado, porém, devido às necessidades específicas da biblioteca, decidiu-se adotar o SophiA para a circulação.

Ela destaca que o software contribuiu para a visibilidade e notoriedade do acervo, com a utilização do terminal web. “Estamos agora informatizando nosso acervo, para atender a demanda de usuários que cresce a cada dia. Autilização do SophiA contribuiu para a divulgação do acervo, por meio do terminal web.”

Além do terminal web, o SophiA possibilitou um conhecimento mais abrangente em relação ao acervo da biblioteca, o que permite que futuras aquisições sejam realizadas com maior foco no usuário, resultando na melhoria do atendimento final.

Odília ainda comenta que a parceria entre a biblioteca a equipe da Prima, tem sido excelente, para a informatização do acervo, pois a Prima está sempre em prontidão para suprimir as dúvidas e necessidades da instituição.

Conheça Tarumã
Tarumã é um município localizado na região oeste do estado de São Paulo. Fundado em outubro de 1927. Sua população estimada em 2010 foi de 12.883 habitantes. Sua economia é baseada principalmente na agricultura.

Em 2010 ocupou a 20º colocação no ranking das 100 melhores cidades do Brasil para se viver. A distância rodoviária até a capital do estado é de 460 km.

Curiosidade
Origem do nome da cidade: Tarumã (Tupi), tipo de árvore que era muito comum na região. Até 1993, quando se emancipou, pertencia a Assis.

A arte de contar histórias
A biblioteca conta com o apoio de uma equipe que leva a frente o projeto “A Hora do Conto” que atende as crianças da rede de ensino da cidade de Tarumã e de cidades da região. As crianças têm a oportunidade de ouvir histórias dentro do Forno Encantado. Este forno faz parte da arquitetura original do prédio, ele é decorado para se transformar em um espaço lúdico no qual as crianças mergulham em um universo mágico.

Para saber mais acesse: www.educacao.taruma.sp.gov.br

Biblioteca pública de Tarumã

Biblioteca pública de Tarumã

Fontes: Assessoria de Imprensa SophiA

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

2 Comments