De presídio a biblioteca: rumos diferentes para um local de punição, em Governador Valadares

De casa de detenção a instituição cultural. Esse foi o trajeto do Centro Nelson Mandela, localizado em Governador Valadares e construído após a demolição de um presídio, em 1997. A Biblioteca Pública Paulo Zappi, que faz parte desse complexo cultural, oferece, agora, asas à imaginação da comunidade local, em lugar da antiga privação à liberdade.

NOTA 2.1Complexo do Centro Cultural Nelson Mandela (Foto: Antônio Cota)

Atualmente, a biblioteca faz parte de um complexo cultural composto por uma galeria de arte, o Espaço-Afro e o Cantinho Valadarense, onde os escritores de Governador Valadares deixam seus livros para empréstimo. O acervo total é composto por mais de 100 mil obras, acessado por uma média de 100 visitantes por dia.

Em seus projetos culturais, Raul Carvalhal Alves (CRB-6 ES/696), bibliotecário do local, conta que a equipe se esforça para oferecer o maior contato possível da comunidade com as obras. Segundo Raul, em 2014 a biblioteca conquistou o 8º lugar em uma premiação de âmbito nacional. O prêmio Boas Práticas e Inovações em Bibliotecas Públicas é oferecido pelo Ministério da Cultura a projetos que se destacam em ações de incentivo à leitura.

NOTA 2.2 (Small)Alunos participam de oficina na biblioteca (Foto: Divulgação)

O bibliotecário conta que a instituição recebeu o prêmio por um projeto simples, mas que funciona muito bem. “Desenvolvemos uma roda de leitura, e, dentro do projeto, exibimos filmes, organizamos apresentações musicais, contação de histórias, palestras, entre outras atividades”. Com o reconhecimento, Raul afirma que foi possível comprar alguns itens importantes para o espaço, como computadores, projetor e microfone, o que garantiu um aumento na visitação.

Além de tudo isso, na biblioteca há também obras raras em exibição. Entre elas, é guardada uma bíblia do ano de 1521, que é utilizada em gincanas e em atividades religiosas do município.

NOTA 2.3 (Small)Estudantes comparecem à biblioteca para uma Roda de Leitura (Foto: Divulgação)

A instituição oferece também, em suas dependências, um auditório, que fica à disposição da comunidade. Por estar localizada em um ponto central, é palco de diversos encontros do município. “Os moradores utilizam as dependências físicas do espaço para decidirem ações políticas, culturas e sociais da cidade”, conta Raul.

Você, leitor ou bibliotecário que está em Governador Valares, não perca a oportunidade de visitar o local!

Serviço

Biblioteca Pública Paulo Zappi | Centro Nelson Mandela
Bibliotecário responsável: Raul Carvalhal Alves (CRB-6/696)
Endereço: Avenida Afonso Pena, 3269 – Centro – Governador Valadares (MG)
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 7h às 19h
Telefone: (33) 3271-2871
Página no Facebook: https://www.facebook.com/pages/Centro-Cultural-Nelson-Mandela/286485411526394

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*