Empresa apresenta ferramentas antiplágio em reunião na Biblioteca Universitária da UFMG

NOTA 3.1 - ufmg

No dia 04 de agosto, o diretor comercial e o executivo de vendas da empresa Turnitin apresentaram, em reunião no Setor de Apoio ao Portal de Periódicos da Capes na UFMG, dois softwares de identificação de plágio.

Estiveram presentes no encontro o professor Sérgio Cirino, diretor da incubadora Periódicos UFMG, Cleide Vieira de Faria, coordenadora da Biblioteca Central, e Maria Clarice Lima, bibliotecária do Setor de Apoio ao Portal Capes.

Ambas as ferramentas apresentadas, ‘Feedback studio’ e ‘Ithenticate’ fazem uma busca, na internet e em bases de dados não abertas na web, para identificar a cópia de documentos científicos. Os softwares comparam o documento enviado com aqueles disponíveis no repositório da empresa, emite relatório com o índice de similaridade de conteúdo e com as fontes acessíveis para comparação. “A Turnitin conta com conteúdo da internet armazenado nos últimos nove anos e com documentos adquiridos por meio de parcerias com bases de dados como a Elsevier, Cengage, Thompson Reuters, entre outras”, afirma Laercio Dona, diretor comercial da empresa.

Enquanto a ‘Ithenticate’ foi desenvolvida para editoras, pensando nas necessidades do processo editorial, a ‘Feedback studio’ é destinada a professores, em dois módulos: ‘orinality check’, que possibilita ao docente verificar a autenticidade do texto de um aluno, e ‘grademan’, que possibilita dar um feedback ao discente quanto aos resultados encontrados. Além de serem destinadas a diferentes públicos, as ferramentas possuem outra distinção: a ‘Feedback studio’ possui uma base de dados maior, que abarca, além do conteúdo presente na ‘Ithenticate’,  documentos disponibilizados em repositórios de teses e dissertações.

O professor Sérgio Cirino pontuou, durante a reunião com a empresa Turnitin, que a incubadora Periódicos UFMG, da qual ele é diretor, “tem intenção de disponibilizar, aos editores dos 64 periódicos institucionais, um sistema antiplágio”. Para tanto, serão agendadas novas reuniões para avaliar as propostas apresentadas pela Turnitin.

Fonte: UFMG | Carla Pedrosa

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*