Profissionais comemoram o Dia do Bibliotecário

Minas Gerais

No dia 12 de março, Dia do Bibliotecário, o Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) realizou uma cerimônia na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa em comemoração à data. Dentre os presentes estavam o Secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais, Ângelo Oswaldo, a presidente do CRB-6, Mariza Martins Coelho, e o superintendente de Bibliotecas Públicas do Estado, Lucas Guimaraens.

NOTA 1.1

Presidente do CRB-6 ao lado de Lucas Guimaraens (esq.) e Ângelo Oswaldo (dir.)

Ângelo Oswaldo parabenizou os profissionais e observou que eles são “agentes fundamentais para o acesso à cultura”. Ele informou que pretende multiplicar o número de bibliotecas no Estado, pois reconhece o papel destes espaços na formação cidadã. Mariza Martins acredita que “ainda há muito a ser feito em relação à profissão”. “Continuaremos avançando em nossas lutas e conquistas”, disse.

Após a apresentação da mesa, Cláudio Paixão, psicólogo, mestre em Ciência da Informação, doutor em Psicologia Social e professor da Escola de Ciência da Informação da UFMG, proferiu uma palestra sobre a importância da Biblioteconomia como atividade mediadora e transformadora no campo social.

NOTA 1.2

 Palestra de Carlos Paixão

Também estiveram presentes a vice-presidente da Associação Brasileira dos Bibliotecários de Minas Gerais (ABMG), Andréa Brandão, o diretor do Sistema de Bibliotecas da UFMG, Wellington Marçal, a diretora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Marina Ferraz; a representante do Conselho Federal de Biblioteconomia, Kátia Pacheco e o diretor da Escola de Ciência da Informação da UFMG, Carlos Alberto Ávila Araújo.

NOTA 1.3

Mesa diretora na execução do Hino Nacional

A presidente do Conselho também fez a entrega da Carteira Profissional aos novos bibliotecários que compareceram ao evento. Quase 100 pessoas estavam presentes na cerimônia, seguida por um coquetel de encerramento com apresentação de Edméa Aguiar, pianista diplomada pela UFMG.

No dia 09 de março, a Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (ECI/UFMG) também promoveu palestras que abordaram as diferentes áreas de atuação do bibliotecário e os desafios da profissão. Um dos palestrantes convidados, Wellington Marçal frisou que “somos uma classe forte e coesa” e que “devemos trabalhar sempre em parceria e sem perder os nossos horizontes de cunho humanista”.

A próxima atividade do CRB-6 em comemoração ao Dia do Bibliotecário está prevista para ocorrer em Formiga, município da região Centro Oeste de Minas Gerais, no dia 15 de abril, com a presença do bibliotecário da Câmara dos Deputados, Cristian Santos.

Já nos dias 10 e 12, a Faculdade de Educação da UFMG promoveu o IV Ciclo de Comemoração do Dia do Bibliotecário, em que alguns profissionais da área discutiram temas como o papel das bibliotecas no processo de formação da cultura informacional, práticas informacionais na internet, as tecnologias da informação e a exclusão digital no Brasil.

Espírito Santo

No último dia 11, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Igor Rezende Quintal, bibliotecário do Sistema Batista Mineiro de Educação, abordou em palestra os desafios e as possibilidades de atuação do profissional no atual mercado de trabalho. A apresentação foi elogiada pelos cerca de 150 estudantes de Biblioteconomia da Ufes e bibliotecários presentes.

“A palestra nos trouxe a reflexão de que áreas de trabalho consideradas tradicionais na Biblioteconomia, como a biblioteca escolar, podem se transformar a cada dia”, comentou Eduardo Valadares, delegado do CRB-6.

No dia seguinte, uma mesa redonda abordou o tema Aproximações e tendências no diálogo entre formação e mercado de trabalho na Biblioteconomia. José Alimatéia de Aquino Ramos, professor adjunto do Departamento de Biblioteconomia da Ufes, Mayara Nico de Almeida, psicóloga na área de Recursos Humanos, e Rosilene Vieira da Silva, bibliotecária do Instituto Estadual de Meio Ambiente do Espírito Santo, compuseram a mesa.

Nesse dia, o Salão Rosa esteve tomado por estudantes e bibliotecários, que conheceram o perfil profissional demandado pelo mercado, as perspectivas da Academia para a elaboração de uma matriz curricular para o curso de Biblioteconomia e as práticas inovadoras e ousadas de um bibliotecário atuante no mercado de trabalho.

NOTA 1.4 (Mobile)

 Mesa discute sobre o diálogo entre formação e mercado de trabalho

Comemorações

O CRB-6 irá promover ao longo de todo ano de 2015 diversas atividades para celebrar o Dia do Bibliotecário. Entre os motivos para as comemorações, estão os 50 anos do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), da regulamentação da profissão de Bibliotecário e do Setor Braille da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, os 65 anos da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais além dos 50 anos que o CRB-6 completará em 2016. Toda a programação será atualizada em nosso site www.crb6.org.br e em nosso blog: blog.crb6.org.br.

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*