De 16 a 20 de julho será realizado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) o “18° Congresso de Leitura do Brasil”, ou simplesmente 18° COLE, em Campinas (SP). Segundo a organização do Congresso, o 18° COLE faz um convite ao entrelace de diferentes linguagens e variadas formas de expressão, ampliando os sentidos de leitura. O Congresso irá acontecer logo depois do “6º Seminário Nacional O Professor e a Leitura de Jornal”, a ser realizado no dia 13 de julho, também na Unicamp.
“À semelhança de algumas feiras, a proposta é que o público possa escutar um autor, compositor, cineasta, pintor, ler trechos de seu trabalho, expor clipes de seu filme, ver exposições, fazer uma audição musical e conversar com o artista ou autor e comprar sua obra”, diz a apresentação do evento. À ocasião, serão concedidos descontos de até 50% na compra de livros ofertados no Congresso. Uma gama de especialistas já foi confirmada, dentre eles, o cartunista Laerte, a historiadora e poetisa angolana Ana Paula Tavares e o escritor e arte-educador Allan da Rosa.
Os organizadores têm recebido propostas de trabalhos para apresentação no 18° COLE, que devem partir da temática do evento: “O mundo grita. Escuta?”. Para obter detalhes do evento, acesse o seguinte site:http://www.18cole.com.br. O evento é organizado pela Unicamp e pela Associação de Leitura do Brasil (ALB).