1º Fórum de Pesquisa em Biblioteca Escolar: confira o relato do conselheiro Hugo Oliveira

Participantes do 1º Fórum de Pesquisa em Biblioteca Escolar
Participantes do 1º Fórum de Pesquisa em Biblioteca Escolar

Nos dias 24 e 25 de maio foi realizado o 1º Fórum de Pesquisa em Biblioteca Escolar na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, em Belo Horizonte (MG). O evento foi promovido pelo Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar (GEBE).

Na mesa de abertura do evento estavam presentes o diretor da escola de Ciência da Informação da UFMG, professor Ricardo Rodrigues Barbosa, a presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia, Nêmora Rodrigues (CRB-10/820), a coordenadora do GEBE e organizadora do evento, professora Bernadete Campello (CRB-6/255) e a bibliotecária e ganhadora do Prêmio Da Vinci Huis/2010, Lília Virgínia Martins Santos (CRB-6/1776).

O Fórum não contou com um tema específico, mas os assuntos discutidos foram divididos em quatro grupos: formação profissional, registro do conhecimento, pesquisa e ações de extensão.

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

No primeiro grupo, por meio da mesa redonda “Formação Profissional: Educação do Bibliotecário Escolar”, mediada pela pesquisadora Vera Lúcia F. G. Abreu (CRB-6/544), da UFMG, foi relatada experiências de diversas universidades.

As pesquisadoras Lizandra Brasil Estabel (IFRS), Magda Teixeira Chagas (UFSC), Telma Socorro Silva Sobrinho (UFPA), Célia Regina Simonetti Barbalho (UFAM), trataram dos cursos de especialização, principalmente a questão da formação continuada do bibliotecário, alguns deles na modalidade à distância e outros somente presenciais.

No que diz respeito à formação do aluno de graduação houve um relato, apenas. Nesse sentido, a professora Mariza Russo (UFRJ) tratou da aplicação de disciplinas voltadas para a formação do futuro profissional, para a atuação em bibliotecas escolares.

REGISTRO DO CONHECIMENTO

Já na mesa redonda “Registro do Conhecimento: Publicações e Bibliografia”, mediada pelo pesquisador Carlos Alberto Ávila Araújo (UFMG), discutiu-se a produção da literatura científica sobre biblioteca escolar e sua dificuldade de localização.

Na ocasião foi lançado o periódico cientifico Biblioteca Escolar em Revista, pelo professor Cláudio Marcondes de Castro Filho (USP/Ribeirão Preto). Castro Filho enfatizou a importância do esforço coletivo para a manutenção e atualização da bibliografia da área (Literatura Brasileira em Biblioteca Escolar) que foi criada pelo GEBE e é mantida pela Biblioteca Etelvina Lima. Também participaram da mesa redonda as pesquisadoras Sueli Bortolini (UEL) e Kelly Cristine Gasque (UnB).

PESQUISA

No terceiro grupo, a mesa redonda “Pesquisas: Tendências e Perspectivas”, mediada pela pesquisadora Adriana Duarte (UFMG), serviu de base para os trabalhos desenvolvidos por quatro universidades. Os enfoques dos trabalhos são: perspectiva histórica, apresentada pelo pesquisador César Augusto Castro (UFMA), revisão de literatura, relatada pela pesquisadora Adriana Duarte (UFMG), competência e comportamento informacional, apresentada pela pesquisadora Helen de Castro da Silva (UNESP) e formação em rede de mediadores e infoeducadores para atuação em bibliotecas escolares, relatada pela pesquisadora Ivete Pieruccini (USP).

AÇÕES DE EXTENSÃO

Já na mesa redonda “Ações de Extensão: Compartilhamento de Conhecimentos Acadêmicos com a Sociedade”, mediada pela pesquisadora Maria da Conceição Carvalho (UFMG), foram debatidos os projetos de extensão desenvolvidos pela UFES, apresentados pela professora Gleice Pereira (CRB-6 ES/284), o papel importante da International Association of School Librarianship (IASL) e a ação política desenvolvida pelos professores e estudantes de graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG), para a criação de políticas de implantação de bibliotecas escolares com o profissional atuando.

As apresentações dos palestrantes e o documento final do evento estão disponibilizados no site do GEBE. No documento final há um breve resumo do evento e as principais linhas de ações para fortalecer a biblioteconomia escolar.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*