Agenda de eventos para profissionais da informação

Participar de palestras, oficinas, seminários e outros eventos da área é fundamental para o profissional que procura agregar valor ao currículo e saber as novidades do mercado. Confira a seguir alguns eventos previstos para as próximas semanas!

NOTA 3

Jogo do Livro & 1º Seminário Latino-Americano: Mediações de leitura literária

Escritores, bibliotecários, estudantes universitários e profissionais da educação básica ou superior podem inscrever relatos de experiências ou comunicações científicas de pesquisas concluídas e em andamento.

As inscrições vão até dia 31 de julho. O evento acontece de 18 a 20 de novembro, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG).

Mais informações aqui.

IV Seminário de Estudos de Informação: Ética e Políticas da Informação – Agentes, Regimes e Mediações

Com abrangência internacional, o evento discutirá temáticas relacionadas às políticas e regimes de informação ligados a questões que implicam em normas e ordens de valor como inclusão, acessibilidade, regimes de verdade e direito à memória.

O evento acontece de 9 a 11 de setembro, no Auditório Florestan Fernandes, Campus do Gragoatá, Bloco D, Niterói/RJ.

Mais informações aqui.

Seleção para Mestrado em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense

As inscrições vão de 03 a 12 de agosto. Saiba mais sobre o processo seletivo clicando aqui.

5º Seminário sobre Informação na Internet & II Seminário Internacional de Preservação Digital

Os dois eventos unem esforços do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) para promover ações que levem ao melhor uso das tecnologias de informação e internet pelos cidadãos brasileiros.

O evento acontece em Brasília, de 3 a 6 de agosto.

Mais informações aqui.

IV Seminário Internacional: Papel da Leitura no Desenvolvimento da Sociedade – Bibliotecas Comunitárias, Escolares e Públicas

A comissão organizadora do IV Seminário Internacional – O Papel da Leitura no Desenvolvimento da Sociedade: Bibliotecas Comunitárias, Escolares e Públicas informa que estão abertas as inscrições para trabalhos nas modalidades pôster e vídeo que apresentem projetos de incentivo à leitura. Podem ser inscritos trabalhos em bibliotecas, ONGs, Salas ou Espaços de Leitura, além de pessoas físicas que trabalham com livro e leitura através de mediação, contação de histórias, dentre outros.

O Seminário acontece de 13 a 15 de novembro (sexta a domingo), no hall de Entrada da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Mais informações aqui.

Festival Veredas de Humor

O Festival Veredas de Humor se propõe a envolver e desenvolver a comunidade local em movimentos integrados à participação de artistas em atividades ao ar livre em espaços culturais já existentes na cidade (praças, ruas e alamedas) para que o evento seja reconhecidamente democrático e acessível a toda a população local e visitantes. O Festival acontece em Sete Lagoas (MG).

Mais informações aqui.

Bienal do Livro de Contagem

O evento está previsto para setembro e já tem alguns convidados em negociação.

Mais informações aqui.

XVII Bienal Internacional do Livro Rio

A Bienal do Livro Rio é o maior evento literário do país, um grande encontro que tem o livro como astro principal. Nos espaços dedicados às atrações, o público pode participar de debates, bate-papos com personalidades e escritores, além de atividades culturais que promovem a leitura. Atraente, variada e dinâmica, a Bienal do Livro Rio é diversão para toda a família.

O evento acontece de 3 a 13 de setembro, no Riocentro.

Mais informações aqui.

Programação da Biblioteca Pública Estadual Luiz Bessa

17 de julho

20h30 | Noturno nos Museus: Contos de lá nos cantos de cá

A Biblioteca Luiz de Bessa participa mais uma vez do Noturno nos Museus de Belo Horizonte. O Abrapalavra encanta os visitantes com o espetáculo Contos de lá nos cantos de cá. Uma viagem no tempo e no espaço, a apresentação reúne literatura, música e memória em casos e canções interpretados pela contadora de histórias Aline Cântia e o músico Chicó do Céu.

18 de julho

10h | Hora do Conto e da Leitura: Ciranda de histórias, brincadeiras e canções

A Trupe Arte com Alegria comanda uma manhã recheada de histórias, músicas e brincadeiras!

Com narração de Rosilda Figueiredo, voz e percussão de Júlia Borges e participação especial do músico Gerson Marques.

28 de julho

14h | Aula na Biblioteca: Homenagem a Jorge Puccinelli e à revista Letras Peruanas

O professor Rômulo Monte Alto, coordenador do Centro de Estudos Latino-americanos e do projeto de pesquisa “Literatura andina e cultura peruana: traduzir para entender”, ambos da UFMG, conduz a Aula na Biblioteca deste mês. Vamos retornar ao Peru dos anos de 1950, às mesas do Bar Palermo, por onde circulavam os novos narradores e poetas de um Peru que experimentava uma revolução em todos os âmbitos da vida. Entre eles, Jorge Puccinelli, fundador da revista Letras Peruanas, impulsionava e registrava os movimentos daquela que veio a ser chamada “Geração dos 50”. A este acadêmico da Literatura, esta palestra rende sua homenagem, extensiva a todos os estudiosos da literatura peruana.

29 de julho

14h | Espetáculo teatral: Bonecas

Bonecos confeccionados em diferentes materiais, mãos que viram personagens e tecem histórias sem palavras. Utilizando apenas a música, “Bonecas” convida o espectador a viajar por diferentes culturas e a se deliciar com o mágico mundo dos bonecos.

1º de agosto

10h | Oficina de Quadrinhos para crianças

Os quadrinhos aproximam, com muita naturalidade, crianças e jovens do universo da leitura. Na oficina, os participantes irão desenvolver a um só tempo sua expressão artística e habilidades narrativas e de desenho, além de explorar o acervo de HQ’s à disposição na Biblioteca Luiz de Bessa. A quadrinista Rebeca Prado, autora da tira Navio Dragão, é quem ministra a oficina.

EXPOSIÇÕES

Todas as exposições têm entrada gratuita.

Até 31 de julho

América Espanhola

Gabriel García Márquez, Pablo Neruda, Adolfo Bioy Casares, Gabriela Mistral, Alfonsina Storni, Jorge Luis Borges, Frida Kahlo e Diego Rivera: estes e outros nomes da literatura e arte da América Espanhola são o destaque de junho e julho no setor de Coleções Especiais da Luiz de Bessa.

Até 03 de agosto

Xilócopa #2, de Lívia Limp

Com livros cheios de escrevinhados e desenhos, a artista convida cada visitante a estabelecer com os objetos em exposição “uma relação tátil e amorosa com suas superfícies e interioridades”.

6 de julho a 13 de agosto

Vidas Descritas

As biografias trazem detalhes sobre a vida de personalidades, além de muitas informações sobre o contexto histórico, político e social de uma época. O setor de Referência e Estudos destaca biografias de figuras de impacto em diferentes épocas e lugares, como Leonardo da Vinci, Simone de Beauvoir, Charles Chaplin e Steve Jobs.

18 de julho a 15 de agosto

Navio Dragão – Quadrinhos de Rebeca Prado

Exposição com as aquarelas originais, sketchbooks, esboços e processo criativo do Navio Dragão, coletânea de tiras criadas por Rebeca Prado. O projeto foi financiado com sucesso pelo Catarse e agora vai virar livro, com lançamento previsto para agosto de 2015.

LANÇAMENTOS DE LIVROS

Todos os lançamentos têm entrada gratuita.

21 de julho

Ave, Sertão! Aves em Grande sertão: veredas, de Dilce Laranjeira

Galeria de Arte Paulo Campos Guimarães – Praça da Liberdade, 21, Foyer – 19h às 22h

25 de julho

Voo da Coruja, de Alice Nogueira da Gama

Galeria de Arte Paulo Campos Guimarães – Praça da Liberdade, 21, Foyer – 9h às 12h

Informações: galeria.sub@cultura.mg.gov.br ou (31) 3269-1204

GRUPOS DE ESTUDO DO SETOR BRAILLE

O setor Braille organiza grupos de estudos de disciplinas diversas, de acordo com as demandas dos usuários do setor. Os encontros são semanais, com duração média de uma a duas horas (a ser decidida pelos participantes). A participação é gratuita e exclusiva para pessoas com deficiência visual.

Caso não encontre a matéria de seu interesse abaixo, informe o setor: um novo grupo pode ser formado ou um voluntário pode atendê-lo individualmente.

Português para Concursos

Terça-feira, às 9h30

Direito do Trabalho

Sexta-feira, às 14h30

Informações: (31)3269 1218 ou braille.sub@cultura.mg.gov.br

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*