Atualmente, primeira bibliotecária premiada pela Medalha Etelvina Lima atua na UFMG

Maria Helena Santos. Foto: Arquivo

No ano de 2005, o Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) premiou o primeiro profissional da Biblioteconomia por meio da Medalha Etevina Lima. Maria Helena Santos recebeu o aval primeiramente de uma comissão articulada pelo Conselho e depois pelo voto de bibliotecários.

Atualmente, Maria Helena se dedica ao trabalho voluntário no Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerais (BU/UFMG), responsável por treinamentos e capacitação de catalogadores na área de tratamento de materiais.

À época da sua premiação, em 2005, Maria Helena já estava aposentada pelos mais de 30 anos dedicados à Biblioteconomia, especificamente no trabalho de tratamento da informação. A sua carreira foi traçada em duas instituições principais: Pitágoras e UFMG.

Questionada sobre o que a levou a ser premiada em 2005, a bibliotecária mantém uma postura cautelosa: acredita que a honraria veio pelo apoio e pelo voto dos colegas de profissão. “Realmente não sei. Talvez o fato de eu me sentir uma bibliotecária muito querida e reconhecida entre meus pares”, lembra.

Além de premiar um profissional de destaque, a Medalha Etelvina Lima também é concedida a uma pessoa física ou jurídica, do setor público, e uma pessoa física ou jurídica, do setor privado, que tenham se destacado com ações em defesa da Biblioteconomia. “A minha premiação veio acompanhada de muito carinho dos colegas de profissão. Uma lembrança que jamais esquecerei”, conta Maria Helena.

Conforme divulgado no boletim eletrônico de número 33-2012 do CRB-6, as comemorações da Semana do Bibliotecário de 2013 contarão com uma novidade. Além dos profissionais mineiros, bibliotecários capixabas também serão prestigiados pela Medalha Etelvina Lima, já que desde 2010 o extinto Conselho Regional de Biblioteconomia 12ª Região (CRB-12), foi transformado em delegacia do CRB-6.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

8 Comments