Biblioteca atrai leitores com horário de atendimento ampliado e renovação por telefone

A ação é simples, mas procurou se adequar às necessidades dos leitores de Pimenta, município do interior mineiro. O atendimento realizado na Biblioteca Publica Municipal Professora Doracy Lourenço da Costa Lopes é realizado de 08h às 17h e, ainda, de 19h às 21h.

“O horário é flexível para que as pessoas que trabalham o dia inteiro tenham a oportunidade de usufruir e se enriquecer de conhecimento”, afirma a bibliotecária Alessandra Gonçalves (CRB6/2758). A partir de agosto o atendimento será de 08h às 21h, sem o intervalo entre 17h e 19h, para facilitar o acesso dos leitores a biblioteca.

A renovação do empréstimo dos livros, por telefone, também faz parte da rotina da biblioteca. “Muitas vezes, os usuários esqueciam os livros na entrega. E para não onerar os leitores, pensamos em renovar os empréstimos também por telefone”, conta a bibliotecária. De acordo com Alessandra, os adolescentes e as crianças são os principais usuários do centro de informação.

Além dessas ações, outras ferramentas são usadas para despertar o interesse dos pimentenses. Oficinas de artesanato, com a utilização de biscuit, por exemplo, tem atraído os moradores da cidade para o centro de informação. Duas datas estratégicas já foram usadas para essas oficinas: o Dia do Livro Infantil, comemorado no dia 18 de abril, e o Dia do Internacional do Livro, celebrado em 23 de setembro. Ambas as oficinas aconteceram em 2011.

“Temos visto resultados nessas ações. Nas oficinas, por exemplo, senhoras, crianças e adolescentes participaram, inclusive, pessoas que não conheciam a biblioteca participaram da oficina”, revela Alessandra. O serviço de renovação por telefone e a ampliação do horário de atendimento aos pimentenses foram criados no final de 2011.

"Biblioteca Publica Municipal de Pimenta"

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*