Biblioteca da Universidade Federal de Uberlândia terá sistema de autodevolução 24 horas

Uma biblioteca aberta qualquer hora do dia e da noite. Esse é com certeza o sonho de muitos leitores. Em um município mineiro essa meta começa a sair do papel. A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) está instalando o sistema de autodevolução 24 horas do acervo. O equipamento começa a operar em fase de testes a partir do dia 20 de maio. A expectativa é que, caso o mecanismo comprove a sua eficiência, ele esteja operando normalmente no segundo semestre desse ano.

A UFU é a primeira universidade federal brasileira a ter esse sistema, e a segunda do Brasil, já que a PUC do Rio Grande do Sul foi a primeira a aderir à tecnologia. O sistema funciona da seguinte maneira: quando for devolver uma obra do acervo, o usuário dirige-se a um monitor que fará a leitura do registro do exemplar. Em seguida, o material é colocado em uma esteira que levará a publicação para um carrinho, que destinará o livro para seu local correto no acervo.

Além dos equipamentos de autodevolução, foi adquirida também a tecnologia de autoempréstimo. O investimento é de aproximadamente R$ 470 mil. “Além de trazer mais conforto para quem usa a biblioteca, esse novo formato nos permite redirecionar servidores para outros projetos importantes dentro do nosso espaço”, destaca a diretora do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Uberlândia, Kelma Patrícia de Souza (CRB-6/2137).

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

2 Comments