Biblioteca do ES comemora Semana Nacional do Livro na rua

Nos dias 23 e 24 de outubro, a cidade de São Francisco da Barra (ES) realizou uma programação especial em comemoração a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. O projeto A biblioteca fazendo arte na rua levou arte e literatura para a população local.

“O projeto surgiu do meu desejo de  fazer alguma atividade de incentivo à leitura que envolvesse a comunidade”, explica Viviane Alvarenga (CRB-6/745-ES), bibliotecária-documentalista do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

NOTA 3.1

 Dia 23 a professora Andréia Delmaschio palestrou para os alunos do Ifes sobre a importância da leitura na formação do cidadão. Em seguida, os alunos mostraram suas produções artísticas, como artesanato, apresentações musicais e poemas, além da troca literária.

No dia seguinte, a rua da Biblioteca Pública Municipal foi fechada e dedicada à leitura e à outras manifestações culturais, como arte, música, cinema e dança. As várias atividades aconteceram simultaneamente durante todo o dia. “A participação da população foi intensa, o que nos mostrou a importância do evento diante da carência da população em relação a este tipo de atividade cultural”, conta Viviane. Ainda houve dentro da biblioteca contação de histórias para as crianças, exposição de fotos antigas, mostra de artesanatos e comidas da região.

 NOTA 3.2

NOTA 3.3

De acordo com Viviane, o campus do Ifes em São Francisco da Barra ainda não tem biblioteca. Então ela e uma pedagoga buscaram uma parceria com a Biblioteca Pública Municipal e a Secretaria de Cultura da cidade para realizar o evento.

Mais Semana Nacional do Livro

Em Minas Gerais, diversos municípios também promoveram ações pela data. As unidades do SESI e do SENAI em Pedro Leopoldo, Pouso Alegre, Patos de Minas, Vazante, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Contagem, Betim e Belo Horizonte, por exemplo, comemoraram em peso a Semana do Livro. Foram várias palestras, feiras de livros, hora do conto, entre outros.

A Biblioteca Municipal Viriato Corrêa, em Araxá, promoveu o Chá de Livros para arrecadar obras para o acervo.

Já em Itabirito aconteceu a 10ª Feira do Livro, com o tema Diários de viagens, reuniu profissionais do mercado editorial, realizou contações de historias, lançamentos literários de autores locais, apresentação de trabalhos acadêmicos, oficina de desenhos com o ilustrador Rubens Filho e contou, ainda, com o cantor Gabriel O Pensador.

Acompanhe no Blog do CRB-6 diversos outros eventos realizados em Minas e no Espírito Santo. Se você, bibliotecário, promoveu ações pela Semana Nacional do Livro, não deixe de nos enviar seu relato e foto, para que possamos publicar em nossas mídias.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*