BIBLIOTECA ESCOLAR: Conheça a biblioteca da E. E. Madre Carmelita, em BH

A biblioteca Irmã Débora Miguel, da Escola Estadual Madre Carmelita, em Belo Horizonte, atende 1879 alunos e 135 funcionários e estabelece parceria com a equipe pedagógica a fim de favorecer o desenvolvimento intelectual e social dos usuários. Os professores de português realizam atividades de interpretação com os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, indicando a eles dois livros por bimestre.

NOTA 1.1

“A biblioteca escolar é um instrumento de aprendizagem permanente, que estimula a criatividade e o senso crítico dos alunos”, afirma Adília Gonçalves, professora de ensino para uso da biblioteca, responsável pelo espaço e estudante de Biblioteconomia. Ela conta que o acervo é todo informatizado e que há computadores para pesquisas, além de um leitor ótico de código de barras para as obras e cadastramento biométrico para os usuários. A catalogação é feita pelos sistemas CDD e Cutter.

NOTA 1.4

NOTA 1.5A Irmã Débora Miguel possui 8011 obras literárias. No ano de 2013, foram realizados 10.006 empréstimos e, em 2014, o número já chega a 13.298. As obras são classificadas por cores: Poesia-verde, Teatro-laranja, Referência-roxo, Literatura-vermelho, Literatura Infantil-azul, Livro de imagem-bege, Quadrinho-amarelo, Livro paradidático-vinho, Livro didático-verde claro, Literatura caixa alta-rosa, Livros projetos–azul.

Projeto Histórias em Quadrinho

O Projeto Histórias em Quadrinho, idealizado por Adília, teve início em maio de 2012. Nele, os alunos da Madre Carmelita tiveram a oportunidade de produzir tirinhas, como as da Turma da Mônica. Confira algumas fotos:

NOTA 1.2

NOTA 1.3

Bibliotecas Escolares

O Conselho Regional de Biblioteconomia 6º Região (CRB-6), por meio de sua Comissão da Biblioteca Escolar, coordenada pela bibliotecária Sindier Antônia (CRB-6/1542), está divulgando no Boletim Eletrônico relatos de escolas mineiras e capixabas que se destacam pelas suas bibliotecas. Essa é mais uma forma de promover a valorização dos bibliotecários e bibliotecas escolares, bem como as instituições educacionais que nelas investem.

Muitos colegas podem se questionar sobre o motivo de o CRB-6 divulgar uma biblioteca onde atua uma professora de uso da biblioteca e não um(a) bibliotecário(a). Isso se deve justamente para reforçar a importância de aprovação do Projeto de Lei 5591 2014 enviado pelo Governador de Minas Gerais para aprovação na Assembleia Legislativa, no qual se cria o cargo de Bibliotecário no Estado. Com a aprovação do PL, as escolas estaduais poderão, então, contar com um profissional da informação na gestão das bibliotecas, atuando em conjunto com o professor. Para saber mais sobre o Projeto, clique aqui e vote a favor.

Confira aqui a nossa nota anterior sobre esse tema. Todas as matérias sobre Bibliotecas Escolares podem ser consultadas neste link e indique também uma biblioteca escolar de destaque em sua cidade para que o CRB-6 avalie e divulgue em todas as nossas mídias! Nosso contato é crb6@crb6.org.br.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

6 Comments