Biblioteca: um local ideal para focar nos estudos

Usuário da Biblioteca Pública de Cariacica (ES) é aprovado em dois concursos públicos

As bibliotecas públicas compõem um espaço importante para as comunidades em que estão inseridas. Por meio desses locais, os habitantes têm acesso a livros e periódicos disponibilizados para consulta pública. A possibilidade de contato com obras literárias e técnicas é essencial ao compartilhamento do conhecimento e informação e para complementar o processo qualitativo de estudo e pesquisa.

Esses recursos e infraestrutura sempre atraíram pessoas que frequentam as bibliotecas por oferecer o ambiente ideal para possibilitar o foco total nos estudos. Esse é o caso de Leonardo de Jesus Brito, que utilizou a Biblioteca Pública Municipal Madeira de Freitas, em Cariacia (ES), para se preparar para concursos públicos. O estudante decidiu se dedicar à tarefa no local após sua namorada, que é bibliotecária, indicar o espaço como fonte de informações.

Leonardo já se dedicava a concursos desde 2014 e, com a aprovação, vai atuar como professor de matemática. A profissão exigiu uma complementação pedagógica, para exercer o cargo com a qualidade ideal.

Leonardo foi aprovado em concurso após se dedicar aos estudos na biblioteca (Foto: Claudio Postay)

Leonardo foi aprovado em concurso após se dedicar aos estudos na biblioteca (Foto: Claudio Postay)

Pensando na importância dessas bibliotecas, o Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) definiu como prioridade as fiscalizações voltadas para esses equipamentos culturais nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Por isso, grande parte das visitas fiscalizatórias são realizadas esses espaços, com o objetivo de oferecer uma qualidade maior aos habitantes das cidades em que estão localizadas.

Para difundir ações de incentivo à leitura e inclusão social promovidas por bibliotecas escolares e públicas, o CRB-6 publica um perfil dessas instituições em várias edições de seu Boletim Eletrônico. A Biblioteca Madeira de Freitas já foi uma das perfiladas pelo Conselho. Para conferir a matéria, clique aqui.

Para conhecer outras bibliotecas apresentadas pelo CRB-6, acesse nosso  Blog.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*