Bibliotecas americanas apostam em jogos interativos para entreter o público

Espaços de leitura estão investindo em técnicas para entreter ainda mais os frequentadores. Um exemplo são as bibliotecas dos Estados Unidos que, além de livros e filmes, disponibilizam em seu acervo games e consoles modernos que ficam conectados a televisores no local.

De acordo com estudo da organização de mídia NPR, esses mecanismos fazem com que as pessoas permaneçam por mais tempo no acervo e peguem mais livros emprestados. Um dos exemplos é a Biblioteca Pública de Houston. Segundo Sandy Farmer, diretora do local, desde que a instituição adquiriu games e consoles portáteis, a circulação de publicações cresceu cerca de 20%. O aumento foi identificado principalmente entre crianças e adolescentes, que passaram a acessar com mais frequência os quadrinhos e os livros infantis.

Keri Adams, bibliotecária da Biblioteca Pública de Nova Jersey destaca que a criação de espaços sadios e com o monitoramento correto contribui muito para formação das crianças e adolescentes.

Criar atrativos nos espaços literários é um conceito que vai de encontro a uma afirmação feita pelo bibliotecário alemão Klaus Werner durante o 25º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação (CBBD), que foi realizado em Florianópolis, em junho. Na ocasião, ele disse que um ambiente literário deveria ser “funcional com capacidade de adaptação e flexibilidade, convidativo, variado, interativo, motivador e inovador, com boas condições ambientais, seguro, eficiente e sustentável e adequado para a Tecnologia da Informação”.

O Conselho Regional de Biblioteconomia 6º Região (CRB-6) avalia que o momento é oportuno para os profissionais reverem o seu papel como gestores do conhecimento e reafirmarem a sua importância como multiplicadores da informação, ampliando assim o seu leque profissional.

Fonte: Tecmundo. Editado pelo CRB-6.
Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

One Comment