Bibliotecas de Minas e ES sofrem com o descaso e vandalismo

Cansados de problemas estruturais que têm trazido transtornos e desconfortos, frequentadores da Biblioteca Municipal Bernardo Guimarães, em Uberaba, formalizaram um abaixo assinado que visa a reivindicar melhorias no espaço. Iluminação deficitária, higienização precária, mau funcionamento do ar-condicionado e o teto que necessita de consertos são alguns dos problemas apontados no documento. “Devido ao desgaste, estamos com uma sala de leitura desativada porque há um risco do teto cair na cabeça de alguém”, afirma Ivanilda Barbosa, diretora da Bernardo Guimarães. Ela ainda reforça dizendo a biblioteca precisa ser um espaço agradável e com as devidas condições infraestruturais. A reclamação foi encaminhada à Secretaria Municipal de Educação.

Já no Espírito Santo, a biblioteca da Escola Municipal Belmiro Pimenta Teixeira, em Colatina, foi alvo de vandalismo no último dia 07 de setembro. O espaço foi incendiado, destruindo livros e computadores.  A prefeitura informou que vai abrir um procedimento administrativo interno, por parte da Secretaria Municipal de Educação, e que todas as situações serão investigadas.

Biblioteca de Bom Despacho comemora 50 anos

A despeito do que ocorreu em Colatina e das dificuldades da Biblioteca de Uberaba, uma boa notícia vem de Bom Despacho. É que a Biblioteca Municipal da cidade, localizada na região centro-oeste de Minas Gerais, comemorou 50 anos com muitas atividades. No dia 04, houve o lançamento do Selo dos Correios e no sábado, dia 06, os projetos Trilhas da Leitura e o Dia de Cooperar ofereceram serviços à comunidade e distribuíram mudas de árvores e livros, além de contação de contos, shows musicais e artísticos na Praça da Estação. Para encerrar as comemorações, foi realizado um desfile no dia 7 setembro. Ronan Nunes (CRB-6/1108), coordenador da Biblioteca, acredita que o espaço tem uma importância fundamental para a cidade. “A procura por livros, tanto para pesquisa, quanto para lazer, é muito grande. A biblioteca de Bom Despacho é responsável por proporcionar aos usuários mais informação e cultura”, afirma. O espaço conta com 7.790 leitores cadastrados e anualmente são realizados, em média, 12 mil empréstimos de livros.

NOTA2

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*