Bibliotecas: inspirando roteiros e personagens

Mais do que abrigos para obras de ficção, as bibliotecas se tornaram cenários, panos de fundo e universos de filmes e livros. Confira algumas dicas

Se na vida real elas abrigam em suas estantes acervos grandiosos de livros de ficção, no âmbito cultural inspira temas, histórias, roteiros, cenários, personagens e pode até ser a protagonista de obras literárias, da sétima arte e produções para TVs. Sim, a biblioteca, que dá vida ao nosso ofício, é “musa inspiradora” de livros, filmes e séries. Sabendo disso, o Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) preparou uma seleção com algumas dicas. Confira.

Sussurros do Coração
(Filme, 1995)

Uma jovem leitora voraz percebe que, em todos os livros que pega, não importando quão rara ou incomum seja a obra, há sempre um mesmo nome que se repete nas fichas de empréstimo. Ao perceber esse fato, Shizuku começa a procurar pela pessoa que faz o mesmo caminho que o seu em suas leituras.

Para acessar algumas páginas que falam mais sobre a obra, acesse aqui e aqui.

NOTA 5.1

Nunca te vi, sempre te amei
(Filme, 1987)

Os personagens de Anne Bancroft e Anthony Hopkins são dois apaixonados por leitura. A primeira, escritora, vive nos Estados Unidos, e o segundo, livreiro, em Londres. Trocam cartas e ele manda os livros que ela encomenda. O amor que dedicam à literatura e os interesses comuns acabam por criar uma identificação entre ambos, mesmo vivendo em pontos tão distantes. O resultado é uma delicada e belíssima declaração de amor aos livros, à leitura, aos grandes autores e poetas, aos livreiros e, sobretudo, aos leitores.

As memórias do livro: romance sobre o manuscrito de Sarajevo
Autora: Geraldine Brooks
Ediouro, 2008, 384 p.

Uma restauradora de livros da Austrália tem a missão de estudar um manuscrito do século XV. A Hagadá de Saravejo pertence à religião judaica, e se mostra uma obra muito misteriosa por seus traços adquiridos durante os séculos. São aspectos físicos, como um fragmento de pena, manchas nas páginas, entre outros elementos, que guardam histórias. Nesse enredo, a obra se desenvolve como um estímulo às coisas pequenas, presente, principalmente nas entrelinhas.

NOTA 5.2 (Small)

Você pode conferir algumas resenhas aqui, aqui e aqui.

The Librarians
(Série, atualmente na 2ª temporada)

Esta série retrata uma organização localizada em uma biblioteca pública, que tem o objetivo de proteger o planeta contra as ameaças de mundos mágicos. Na história, quatro bibliotecários se dedicam a desvendar mistérios e recuperar objetos de outros mundos. A produção tem uma boa nota no Internet Movie Database (IMDB), e é uma ótima indicação para quem quer acompanhar o dia a dia da nossa profissão vivida por super-heróis!

Você pode conferir mais informações sobre a série aqui, aqui e aqui.

Jocasta Nu
(Personagem de Guerra nas Estrelas)

Na obra, Jocasta viaja pelo universo para coletar documentos que retratem os Jedi, enriquecendo, assim, sua vasta biblioteca. Nos capítulos finais das “Guerras Clônicas”, a bibliotecária, em uma luta pela proteção de seu acervo contra Darth Vader, acaba levando um golpe mortal do vilão, que acessa seus arquivos. Confira mais histórias sobre a personagem aqui.

Supernatural
(Série, atualmente na 11ª temporada)

Nesta série, os irmãos Sam e Dean Winchester lutam contra diversos tipos de forças do mal. Em vários capítulos, eles acessam os arquivos das bibliotecas públicas das cidades americanas com a intenção de descobrir um meio para combater os vilões. Com a ajuda dos documentos acessados pelos protagonistas, eles encontram um meio e conseguem vencer a luta. A série vai ao ar no Brasil toda sexta, pela Warner Channel.

Supernatural -- "Book of the Damned" -- Image SN1018B_0071 -- Pictured (L-R): Jared Padalecki as Sam Winchester, Jensen Ackles as Dean Winchester -- Photo: Diyah Pera/The CW -- �© 2015 The CW Network, LLC. All Rights Reserved.

 

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*