Câmara Brasileira do Livro completa 70 anos

A instituição coleciona feitos e iniciativas que influenciaram na valorização da leitura no Brasil

“Atender aos objetivos maiores de seus associados e ampliar o mercado editorial por meio da democratização do acesso ao livro e da promoção de ações para difundir e estimular a leitura.” É levando essa missão ao “pé da letra” que a Câmara Brasileira do Livro (CBL) comemora seu 70º aniversário em 2016. Fundada em meados dos anos 40, a instituição surgiu por meio da mobilização de um grupo de editores e livreiros que se reunia para discutir novas formas de atuação que divulgassem e promovessem o livro no país. “Livro, presente de amigo” foi a primeira campanha publicitária da CBL, que marcou o início ao trabalho dessa entidade de classe. Assim, surgiram inúmeras outras ações como a Semana do Livro e da Semana do Livro Infantil, e a realização de conferências, concursos e prêmios.

Em 1948, a CBL promoveu, em São Paulo (SP), o 1º Congresso de Editores e Livreiros do Brasil, que reuniu gráficas, agências literárias, sindicatos e outras entidades. No evento, foram discutidas questões relacionadas à produção, divulgação, distribuição e comercialização do livro, além da sistematização bibliográfica e dos direitos autorais. Nesse mesmo ano, foi feita a primeira reforma do estatuto. Anteriormente com 119 artigos, a nova versão foi compactada em capítulos e reduzida a apenas 30 artigos.

Câmara Brasileira do Livro completa 70 anos de representativade

Câmara Brasileira do Livro completa 70 anos de representatividade

À medida que a CBL adquiria representatividade junto às entidades governamentais, foram registrados novos associados e redefinidas as condições dos mesmos, que foram distribuídos entre sócios editores, livreiros, simpatizantes e honorários. A Câmara Brasileira do Livro obteve inúmeros benefícios para o setor, como a isenção de impostos para todo o comércio livreiro e a liberação da importação de livros estrangeiros.

Entre as suas iniciativas de maior relevância e fama está o Prêmio Jabuti, criado em 1957 e que reconhece, anualmente, até hoje, o talento de editores, ilustradores, escritores, jornalistas, entre outros profissionais ligados à indústria e o comércio de obras literárias impressas. A 58º edição do Prêmio Jabuti acontece no próximo dia 19, na Academia Paulista de Letras, em São Paulo.

Conheça mais sobre a trajetória da Câmara Brasileira de Livros aqui.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*