Ciclo de palestras sobre bibliotecas digitais, arquivos e museus começa hoje, na ECI/UFMG

Profa. Dra. Célia Dias

Profa. Dra. Célia Dias

Nessa segunda-feira, 18 de junho, a doutora em Ciência da Informação e professora da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (ECI/UFMG), Célia Dias, irá abrir um ciclo de palestras focado em bibliotecas digitais, arquivos e museus. Outras palestras também serão realizadas no dia 25 de junho, todas na ECI/UFMG.

Duas palestras serão realizadas hoje. Às 19h15, a coordenadora do Centro de Referência da Biblioteca Digital de Minas Gerais, Fernanda de Paula Moreira, e os analistas de pesquisa e ensino da Fundação João Pinheiro, Raymundo Nonato de Castro e Roger de Miranda Guedes, vão tratar da “Biblioteca Digital do Estado de Minas Gerais – Uma Iniciativa em Prol da Disseminação da Informação”. Já às 20h30, a coordenadora do colegiado do curso de Biblioteconomia da ECI/UFMG, Cíntia Lourenço, irá apresentar “Modelo FRBR e Bibliotecas Digitais”.

Por fim, no dia 25 de junho, a especialista em organização de informações em contextos digitais, Belkiz Costa, defende a palestra “Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMG – 10 Anos de Criação – Desafios e Perspectivas”. A palestra de Belkiz acontece às 19h15. Já às 20h30, a doutora em Ciência da Informação, Renata Baracho, irá tratar do “Museu Virtual no Contexto das Redes”. A entrada é gratuita, inclusive para estudantes e profissionais com outras formações. Outros detalhes podem ser conferidos aqui.

OUTRAS PALESTRAS

Nessa terça-feira, 19 de junho, às 14h, a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF) recebe a palestra “Fontes de Informação em Artes e Antiguidades”. A defesa é da doutora em Ciência da Informação Júlia Gonçalves da Silveira. A EJEF fica localizada à Rua Guajajaras, 40, 18° andar (Edifício Mirafiori), no centro da capital mineira.

Já na quinta-feira, 21 de junho, as palestras “Gestão do Conhecimento e das Informações”, “Acesso e Pesquisa da Documentação Sigilosa – O Ponto de Vista do Historiador” e “Proteção dos Conhecimentos Científicos e Tecnológicos” serão defendidas, respectivamente, pelo Prof. Dr. Ricardo Rodrigues Barbosa, pelo Dr. Rodrigo Patto Sá Motta e José Renato Carvalho Gomes, na ECI/UFMG. As palestras fazem parte do seminário “Gestão da Informação e do Conhecimento – Proteger ou Disseminar?”, que terá inicio às 18h45. Outras informações sobre o seminário podem ser encontradas aqui.

Em razão de greve na UFMG, sugere-se que os interessados entrem em contato com a Escola de Ciência da Informação para a confirmação da realização dessas palestras, por meio dos telefones (31) 3409-5225 e (31) 3409-5209.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*