Conheça a Associação de Leitura do Brasil

ABL oferece uma série de revistas e materiais de discussão sobre a leitura no país

Ser um espaço privilegiado para análise e crítica das condições de leitura no país. Esse é o papel da Associação de Leitura do Brasil, criada em São Paulo no início dos anos 1980 para garantir o direito à palavra e aos veículos de expressão a diversos segmentos sociais. Em 30 anos de existência, a Associação acompanhou as mudanças no cenário cultural brasileiro e atualmente é uma instância de discussões.

(Imagem: Reprodução)

O objetivo da Associação é reunir pessoas interessadas no estudo e questões relativas à leitura, sejam elas pesquisadoras, professoras, estudantes, bibliotecários, jornalistas, editores e demais profissionais interessados na área. Para isso, são realizadas algumas atividades:

– Congressos, seminários e jornadas, sendo que a principal é o Congresso de Leitura do Brasil (Cole), realizado a cada dois anos na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp);

– Cursos e núcleos de pesquisa com enfoque na leitura sob o ponto de vista de diferentes áreas do conhecimento;

– Estímulo à organização de grupos regionais de estudo e pesquisa e veiculação das atividades desenvolvidas;

– Publicação de livros, revistas, cadernos e boletins.

Qualquer pessoa pode se associar e contribuir com o fortalecimento da entidade. São dois planos anuais, que possibilitam o acesso à revista Leitura: teoria e prática nas formas física ou virtual. Além disso, os associados podem adquirir os produtos da Livraria da ALB com desconto, participam gratuitamente como ouvintes dos eventos e congressos organizados pela instituição e têm direito à versão digital dos livros da Coleção Hilário Fracalanza e das demais publicações editadas ou coeditadas pela ALB. Veja os detalhes aqui.

Para mais informações, consulte a página do Facebook da Associação ou entre em contato pelo e-mail psecretaria@alb.com.br ou pelo telefone (19) 3521-7960.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*