Conheça a biblioteca da Escola de Saúde Pública

Espaço desenvolve projeto voltado para gestão do conhecimento

Um espaço dedicado às pesquisas acadêmicas nas áreas da saúde coletiva e pública, voltado para estudantes de nível técnico e de especialização. Essa é a biblioteca Agostinho Pestana, da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), que reúne mais de seis mil obras em seu acervo e se prepara para dar um importante passo na gestão de informações científicas.

Biblioteca Agostinho Pestana é aberta a todos (Foto: Julio Cesar | Divulgação)

Hoje, nem tudo que é produzido na ESP-MG é publicado. “Os TCC ficam apenas nas bibliotecas. Ainda não estamos publicando os trabalhos desenvolvidos pelos cientistas. Temos um departamento de pesquisa, mas precisamos avançar na forma de disponibilizar essa produção científica da instituição”, diz Jefferson Timóteo Oliveira (CRB-6/2747), bibliotecário responsável pelo espaço.

Para resolver esse problema, a Escola firmou parceria com a Organização das nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e criou o projeto ESP XXI. O projeto atua em várias frentes, com consultores contratados para auxiliar diversas áreas, inclusive a gestão do conhecimento. Um grupo de trabalho multidisciplinar foi criado para oferecer diferentes perspectivas a esse projeto, que tem como objetivo criar um repositório institucional para publicação de trabalhos feitos pelos pesquisadores e alunos, além de materiais didáticos.

Esse é o maior projeto para o ano de 2018, mas a biblioteca continua com suas atividades de rotina, como atendimento ao público e processamento técnico. Além disso, Jefferson conta que o espaço também contribui com o ensino. “Todos os anos somos convidados para dar uma aula aos alunos de especialização, dentro da matéria de metodologia científica, para dar dicas de pesquisa.”

Parte do acervo da biblioteca (Foto: Julio Cesar | Divulgação)

A biblioteca também é aberta para visitação do público externo, que pode realizar empréstimos. Para isso, basta levar a cópia da identidade e o comprovante de endereço e fazer a carteira de visitante.

Outro projeto desenvolvido é o blog da biblioteca. “Estávamos nos deparando com dúvidas recorrentes, principalmente relativas ao direito autoral. Então decidimos reunir isso em um só lugar”, conta Jefferson. Além de informações técnicas, o site também traz ferramentas de apoio, orientação para pesquisas e detalhes sobre as aquisições.

Em meio a tantas atividades, Jefferson se diz feliz com a oportunidade de trabalhar em um projeto como esse. “É a possibilidade de expandir a área de atuação e mostrar que a profissão não é só aquilo que as pessoas pensam. Estamos na era da tecnologia e precisamos nos adaptar a isso.”

Biblioteca Agostinho Pestana
Responsável: Jefferson Timoteo de Oliveira (CRB-6/2747)
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Endereço: Avenida Augusto de Lima, 2061, Entrada pela Rua Uberaba s/nº – Barro Preto – Belo Horizonte/MG (sede da ESP-MG)
Telefone: (31) 3295-4010
E-mail: biblioteca@esp.mg.gov.br

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*