Conheça a Biblioteca Municipal de Mateus Leme

A Fiscalização do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região, em uma de suas viagens, fez uma visita à Biblioteca Pública Municipal Geraldo Alves de Oliveira, em Mateus Leme (MG) e gostou muito dos trabalhos desenvolvidos por lá. Abaixo, conheça um pouco da Biblioteca:

Criada no ano de 1970, em Mateus Leme (MG), na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o espaço reúne aproximadamente 19 mil títulos, incluindo periódicos e produtos multimídia, e realiza cerca de 350 empréstimos por mês, com uma média de 480 visitas diárias.

Em 2008, foi criada a Sala de Exposições Ricardo Oliveira Umbelino, que tem recebido mostras itinerantes promovidas pela Superintendência de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais. O conjunto de painéis e banners ilustrados tornou-se um atrativo a mais para que a comunidade compareça à biblioteca. Com essas exposições, o espaço recebe visitas agendadas por escolas, debates sobre o tema do autor, dramatizações, musicalização de poemas e contação de histórias.

“Nós criamos um universo de ações para estimular a leitura”, conta Maria Regina de Oliveira Alcântara (CRB-6/2784), bibliotecária na Geraldo Alves de Oliveira desde 1991. De lá para cá, 23 exposições itinerantes já foram exibidas na biblioteca. A primeira delas – Vida e Obra de Paulo Mendes Campos, montada em fevereiro de 2008, registrou a presença de 770 visitantes.

Entre Livros e Libélulas, de Ângelo Machado, apresentada em março de 2012, com a presença do autor, envolveu, entre outras atividades, estudo das obras, mesa literária e visitas de escolas.

 “Criamos também um conjunto de painéis literários em homenagem a Irene de Melloneves, no mesmo estilo das exposições da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa”, conta Maria Regina.

Informatização

Em 2010, foi implantado um novo sistema de empréstimo e consulta ao acervo por meio do BIBLIVRE – software gratuito desenvolvido pela IBM-Brasil e Instituto Itaú Cultural, que auxilia na catalogação e difusão de acervos de bibliotecas públicas e privadas.

O trabalho de informatização foi concluído em agosto de 2012 e, desde então, a consulta e o empréstimo de livros ganharam agilidade, além de permitir a reserva de um item que esteja emprestado a outro leitor. “Como há a possibilidade de consulta ao acervo através do BIBLIVRE, temos a intenção de no futuro implantar esse serviço. Assim, o leitor poderá saber se a biblioteca dispõe ou não de um determinado item sem sair de casa”, informa Maria Regina.

NOTA 1

Bibliotecária Maria Regina em uma das ações culturais na Geraldo Alves de Oliveira (Foto: Divulgação)

Não deixe de nos enviar o seu relato também. Nós teremos o maior prazer em divulgar os bons trabalhos e projetos desenvolvidos na sua biblioteca. Entre em contato pelos telefones (31) 3222-4087 | 3224-8355 | 3213-5644 ou mande um e-mail pra gente: crb6@crb6.org.br.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*