A Comissão de Bibliotecas Escolares do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) iniciou uma série de visitas a bibliotecas das escolas do Estado de Minas Gerais. Com o objetivo de conhecer melhor o funcionamento das bibliotecas mineiras, principalmente as públicas, a coordenadora da Comissão, Sindier Antônia (CRB-6/1542), e a bibliotecária e professora da UFMG, Marília de Abreu Martins de Paiva (CRB-6/2262) visitaram quatro instituições, sendo três delas no município de Ibirité, que integra a Região Metropolitana de Belo Horizonte, e uma na própria capital.
A primeira visita ocorreu no dia 6 de outubro e foi realizada na Escola Sandoval Soares de Azevedo, que faz parte da Fundação Helena Antipoff. No local atuam a bibliotecária Maria das Graças Ferreira Coimbra (CRB-6/2346) e a professora para uso da biblioteca Maria Ângela.
A biblioteca escolar possui uma área com mais de 100m2 e um acervo variado, além de uma grande quantidade de livros didáticos. A contação de estórias está entre suas atividades mais frequentes.

Marília Paiva, Maria das Graças e Sindier Antônia na Biblioteca Comunitária da Fundação Helena Antipoff
Na ocasião, surgiu a ideia de gravar um depoimento da bibliotecária Maria das Graças sobre o local em que trabalha. As imagens foram feitas com um tablet. Para assisti-lo, clique aqui.

Maria das Graças Ferreira Coimbra, da Escola Sandoval Soares de Azevedo, em Ibirité (Clique sobre a imagem para assistir ao vídeo)
A segunda visita da Comissão foi à Biblioteca Comunitária da Fundação Helena Antipoff. A comissão conheceu a sala de videoconferências e o laboratório de inclusão digital do local. No espaço há também um bosque que é utilizado para atividades culturais.
Na terceira biblioteca visitada, da Escola Municipal Carmelita Carvalho Garcia – CAIC, no bairro Novo Horizonte, o Conselho se deparou com a falta de um profissional para gerenciar o ambiente.
O espaço físico da biblioteca possui uma sala de leitura em seu interior, com um acervo considerável. Porém, é necessária a presença de um bibliotecário no local. No momento, há somente auxiliares de biblioteca, que pertencem ao quadro de funcionários da Prefeitura do município.

Sindier Antônia e Marília Paiva na Biblioteca da Escola Municipal Carmelita Carvalho Garcia – CAIC, de Ibirité
O conselho finalizou as visitas na Escola SESI Hamleto Magnavacca, no bairro Vale do Jatobá, em Belo Horizonte. A bibliotecária Rejane do Nascimento (CRB-6/1818), que faz parte da Comissão de Bibliotecas Escolares do CRB-6, é a responsável pelo espaço. A biblioteca possui um acervo bem diversificado e inúmeras atividades para os alunos. De acordo com Rejane, a escola passará por reformas e a biblioteca terá seu espaço ampliado.
Para Sindier, o fato de a biblioteca ser gerenciada por uma bibliotecária faz uma grande diferença, uma vez que é o profissional preparado para organizar os setores essenciais do local, desde o espaço físico até suas atividades culturais. Além disso, a importância dos profissionais se volta também para a qualidade do ensino escolar. Segundo Sindier, “a interação entre bibliotecários e demais profissionais da escola é de extrema importância para o desenvolvimento do projeto pedagógico estudantil”.
2 Comments