CRB-10 divulga nota após aula inaugural de graduação à distância

Man and Blue Ones and Zeros

(Foto: Reprodução)

No último dia 9 de março, a Universidade de Caxias do Sul (UCS), do Rio Grande do Sul, realizou a primeira aula do curso de Biblioteconomia na modalidade ensino à distância (EAD) da Universidade. O Conselho Regional de Biblioteconomia 10ª Região (CRB-10) divulgou posteriormente nota acerca daquela que foi a primeira aula na modalidade no País. A UCS ofertou cerca de 50 vagas nas cidades-polo de Caxias do Sul, Vacaria e São Sebastião do Caí.

De acordo com o edital regulador do curso, divulgado em 14 de dezembro, os candidatos ao curso devem ter tido formação superior anterior. A aprovação da graduação em Biblioteconomia na modalidade EAD pelo Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) ocorreu em 25 de outubro de 2012. Essa aprovação resultou de acordo do CFB junto a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a partir de discussão conjunta iniciada em outubro de 2008.

Conforme divulgado anteriormente, apesar da aprovação do Conselho Federal de Biblioteconomia, a iniciativa tem dividido a opinião da classe profissional. No Blog do CRB-6, até o fechamento deste Boletim Eletrônico, já havia mais de 50 comentários sobre o assunto.

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) é o órgão que irá operacionalizar a oferta de cursos à distância em Biblioteconomia junto às instituições públicas de ensino superior no País.

Confira abaixo a nota do CRB-10:

Dia 9 de março de 2013 é uma data histórica para a Biblioteconomia brasileira. Com grande satisfação, participamos ativamente da aula inaugural do primeiro Curso de Bibliotecomia do Brasil, oferecido na modalidade EAD pela Universidade de Caxias do Sul.

Além da presença de alunos, professores, funcionários e colegas, estiveram também presentes o Magnífico Reitor, Prof. Izidoro Zorzi; Pró-Reitores; Coordenador do Curso de Biblioteconomia da UCS, Prof. Marcos Leandro Freitas Hübner; Alexsander Ribeiro, Vice-Presidende do CRB-10 e Angelica Miranda, Presidente do CRB-10, que proferiu a palestra “Bibliotecário: a formação do novo profissional da informação”.

O curso possui pólos nas regiões de Caxias do Sul, São Sebastião do Caí e Vacaria. Uma das curiosidades é que o curso terá como professores, colegas formados pela UFRGS e FURG.

Para nós do CRB-10 é motivo de muito orgulho que o curso citado tenha nascido no Rio Grande do Sul e que a palestrante convidada seja do nosso Conselho.

O texto foi publicado originalmente no Blog CRB-10.
Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*