Foram visitadas instituições públicas e privadas em Carmo da Mata, Oliveira, Itapecerica, São Sebastião do Oeste, São Gonçalo do Pará e Divinópolis
A Comissão de Fiscalização, do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6), fiscalizou instituições públicas e privadas na região Oeste de Minas Gerais. Foram visitadas as cidades de Carmo da Mata, Oliveira, Itapecerica, São Sebastião do Oeste, São Gonçalo do Pará e Divinópolis. Nesta última, todas as faculdades do município foram vistoriadas pelo bibliotecário fiscal Lúcio Tannure (CRB-6/2266), que também visitou os principais colégios da cidade.
O novo coordenador da Comissão de Fiscalização do CRB-6, Pablo Jorge (CRB-6/2558), acredita que o Conselho, por intermédio de seus fiscais, tem como compromisso legal o monitoramento do exercício da profissão. “As visitas fiscalizatórias são de notória importância, pois resguardam a sociedade da atuação de profissionais sem formação e/ou registro profissional, e abrem espaço para a atuação de bibliotecários capacitados e devidamente registrados exercerem o ofício de maneira apropriada” afirma.
As visitas ocorreram entre 30 de maio e 03 de junho. Ao todo foram fiscalizadas 21 instituições, sendo que foram lavrados oito autos de infração, devido à falta do profissional bibliotecário.
Atuação do CRB-6
Conforme divulgamos em nosso Boletim Eletrônico 20/2016, em maio, o CRB-6 já fiscalizou 148 instituições, apenas no primeiro quadrimestre do ano. Foram 33 autuações, em Minas Gerais e no Espírito Santo.