CRB-6 marca presença em seminário no Rio de Janeiro

Com o objetivo de discutir os avanços da Lei 12.244/10, que obriga todas as escolas brasileiras a terem uma biblioteca sob os cuidados de um bibliotecário até 2020, foi realizado no dia 24 de junho, no Rio de Janeiro/RJ, o I Seminário Diálogos Biblioo, promovido pela revista Biblioo Cultura Informacional. Sindier Antônia (CRB-6/1542), coordenadora da Comissão da Biblioteca Escolar do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6), representou o CRB-6 no evento.

“Achei o evento muito bom. As reflexões de todas as mesas e participações via vídeo foram muito pertinentes. O que mais me chamou a atenção foi o fato de todos os participantes deixarem bem clara a necessidade de unirmos esforços para que a Lei das Bibliotecas seja colocada em prática”, conta Sindier, que enumera alguns fatores que dificultam o cumprimento da 12.244/10: “A insuficiência de profissionais habilitados no mercado; a falta de interesse dos alunos egressos do ensino médio na profissão, devido a pouca valorização profissional; e a escassez de cursos na modalidade EaD que atendam às regiões interioranas são alguns dos empecilhos”.

Sindier Antônia (esq) ao lado da professora Bernadete Campello (CRB-6/ 255), da UFMG, uma das palestrantes do evento.

Sindier Antônia (esq.) ao lado da professora Bernadete Campello (CRB-6/255), da UFMG, uma das palestrantes do evento.

A presidente do CRB-6, Mariza Martins Coelho (CRB-6/1637), conta que a participação da bibliotecária Sindier Antônia no seminário possibilita ao Conselho conhecer as realidades de outros Estados e trazer para Minas e Espírito Santo boas práticas e bons exemplos. “Ter alguém do CRB-6 nesse seminário reflete a preocupação do Conselho com as bibliotecas escolares, uma vez que poucas ações estão sendo realizadas para que a Lei 12.244/10 seja implementada com eficácia”.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

One Comment