CRB-6 participa de workshop promovido pelo CFB

Nos dias 2 e 3 de fevereiro, Brasília (DF) sediou o XV Workshop Sistema CFB/CRB, que apresentou as ações do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), conduzidas de forma integrada e colaborativa e planejadas e pautadas pela autonomia de cada conselho regional. Presidentes e conselheiros dos conselhos regionais de Biblioteconomia de todo o país estiveram presentes. Minas Gerais e Espírito Santo foram representados pela presidente Mariza Martins Coelho (CRB-6/1637), pelo tesoureiro Álamo Chaves de Oliveira Pinheiro (CRB-6/2790) e pela 1º secretária Jéssica Mara Pongelupe Assis (CRB-6/3081).

O encontro teve como objetivos principais capacitar as direções para a gestão administrativa destas autarquias, nivelar ações e informações, alinhar as atividades relativas à nova contabilidade pública, além de estabelecer as estratégias que nortearão os trabalhos dos conselhos nos próximos três anos, para tornar mais efetiva a atuação em defesa da Biblioteconomia no Brasil.

Segundo o CFB, o Brasil tem hoje aproximadamente 35 mil bibliotecários inscritos – 19 mil deles ativos nos 14 conselhos regionais existentes.

Conselheiros federais e conselheiros regionais reunidos em Brasília

Conselheiros federais e conselheiros regionais reunidos em Brasília

Os conselhos regionais receberam diversas orientações sobre administração, divulgação, fiscalização profissional e busca de apoio político junto a prefeitos e vereadores, que deverão ser questionados sobre propostas voltadas para a área de bibliotecas nos municípios.

Educação a Distância

Uma das novidades apresentadas foi o curso de Biblioteconomia na modalidade de Educação a Distância, desenvolvido em parceria pelo CFB e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que deverá integrar o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) a partir de 2017 – o material didático já está em fase de produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O CFB também informou aos participantes que irá realizar, em parceria com os conselhos regionais, um grande evento para comemorar os 50 anos de regulamentação da profissão e do Conselho Federal de Biblioteconomia, que serão completados em agosto.

A comunicação dos conselhos é outra área que ganhou destaque no encontro. Estão em processo de desenvolvimento novas plataformas de divulgação que irão favorecer a disseminação de informações para todos os- bibliotecários do país. Entre outros objetivos, as ações deverão promover o fortalecimento da imagem do Sistema CFB/CRB e da profissão junto à sociedade.

Foram dois dias de intensos debates que trouxeram à tona problemas vivenciados em muitas Estados, mas também diversas soluções para aprimorar a atuação do Sistema CFB/CRB. O workshop ofereceu importantes contribuições, além de ter possibilitado a troca de experiências e discussão de assuntos que afetam todo o Sistema, visando ao aprimoramento coletivo.

O conselheiro Álamo Chaves de Oliveira Pinheiro, a presidente do CFB, Regina Céli, a presidente do CRB-6, Mariza Martins Coelho, a conselheira Jéssica Pongelupe e a conselheira federal Kátia Pacheco

O conselheiro Álamo Oliveira, a presidente do CFB, Regina Céli, a presidente do CRB-6, Mariza Martins Coelho, a conselheira Jéssica Pongelupe e a conselheira federal Kátia Pacheco

Álamo Chaves de Oliveira Pinheiro CRB-6/2790
Coordenador | Comissão de Divulgação
Conselho Regional de Biblioteconomia 6º Região

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*