CRB-6 promove fórum de discussão em Vitória

Dando continuidade às comemorações do cinquentenário de regulamentação da profissão, o Conselho Regional de Biblioteconomia 6º Região (CRB-6), em parceria com o Projeto de Extensão Informa-Ação e Cultura da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), promoveu, nos dias 15 e 16 de junho, o I Fórum Information Literacy: Possíveis caminhos e reflexões. O evento teve o objetivo de estimular a interação entre os profissionais, docentes e discentes do curso de Biblioteconomia e demais membros da comunidade universitária.

Bernadete Campello em palestra

Bernadete Campello, professora da UFMG, em palestra

Palestras, oficinas, apresentações de trabalhos e mesas de debates compuseram a programação. A professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Bernadete Santos Campello (CRB-6/255) deu início aos trabalhos com a palestra Letramento informacional: possibilidades para ampliar a ação educativa da biblioteca. Ela compartilhou questões que deram visibilidade à prática educativa do bibliotecário, tornando possível o diálogo sobre o que tem sido produzido e registrado no campo da Competência em Informação.

No segundo dia, oficinas giraram em torno da experimentação. A primeira, de Competência em Informação, foi ministrada pela professora Daniela Lucas da Silva (Departamento de Biblioteconomia da Ufes); a segunda, voltada para questões relacionadas à competência narrativa, ficou à cargo da bibliotecária Marcela Mendonça (CRB-6 ES/490), bibliotecária da Prefeitura Municipal de Vitória. No mesmo dia foram realizadas apresentações de trabalhos que envolveram a comunidade interna e externa à Universidade. Confira:

Apresentação de trabalho da bibliotecária Fernanda Samora

Apresentação de trabalho da bibliotecária Fernanda Samora

Visitas escolares e contação de histórias como instrumento de ação cultural e marketing da biblioteca municipal “maria geaquinto”. Fernanda Samora S. D. Borges (CRB-6 ES/585) (Bibliotecária da Prefeitura Municipal de Jerônimo Monteiro/ES).

Aprendizagem coletiva de bibliotecários e a competência de pesquisa dos docentes: o caso do Ifes. Maristela Almeida Mercandeli Rodrigues (CRB-6 ES/596) (Bibliotecária do IFES/Campus Cariacica/ES).

A competência informacional e a valorização da biblioteca e do bibliotecário escolar. Raquel da Silva Santos (Graduanda do Curso de Biblioteconomia da Ufes) e Carla Erler Mattos Batista (CRB-6 ES/609) (Professora do Curso de Biblioteconomia da Ufes).

Arte milenar de contar histórias: potencialidades pedagógicas. Marinalva Conceição de Souza (Contadora de histórias, pedagoga e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática do Ifes/Campus Vitória/ES).

Biblioterapia: a mediação da leitura como recurso terapêutico. Letícia Aurora de Almeida Grasselli (Graduanda do Curso de Biblioteconomia da Ufes) e Yasmin Pereira Nunes (Graduanda do Curso de Biblioteconomia da UNIRIO).

Atividade de leitura desenvolvida com o grupo de mulheres da terceira idade do bairro Carapina Grande – Serra/ES. Denise Monteiro, Flávia Bonelli e Marilene Oliveira (Graduandas do Curso de Biblioteconomia da Ufes).

Os encaminhamentos aprovados no encerramento permitiram avaliar os resultados e planejar a próxima edição do evento, que terá como finalidade a criação de grupos de estudo dos documentos produzidos no campo da Competência em Informação.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*