CRB-6 se reúne com o MinC

Viabilização de projetos de incentivo a leitura e feiras foi tema

Em 13 de julho, o Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) se reuniu com representantes do Ministério da Cultura (MinC). O encontro foi realizado na sede da Câmara Mineira do Livro, em Belo Horizonte (MG), e pautou as propostas do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), de incentivo a projetos de leitura e a feiras literárias.

Reunião contou com a participação de membros do CRB-6, MinC, Câmara Mineira do Livro e Instituto Cultural Colofão (Foto: Reprodução/Instituto Cultural Colofão)

A tesoureira Denise Ramos (CRB-6/1000) e o assistente de diretoria Mário Diógenes do CRB-6 estiveram presentes. Representaram o MinC o diretor do Departamento de Leitura, Literatura e Bibliotecas, Cristian Brayner – mediador do encontro, a coordenadora-geral do Departamento de Leitura, Literatura e Economia, Martha Mouterde, a coordenadora-geral do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas do Ministério da Cultura, Dandara Baçã, e o representante regional de Minas Gerais, Anibal Macedo. Rosana Mont’Alverne, presidente da Câmara Mineira do Livro, e Alencar Fráguas Perdigão, vice-presidente da Câmara Mineira do Livro, estiveram no encontro. Participaram também representantes do Instituto Cultural Colofão, com seu presidente-administrador, Rodrigo Ricardo Silva Ferreira, e a presidente de Relações Institucionais, Fernanda Lúcia Pereira.  Trata-se de uma associação sem fins lucrativos que tem como o objetivo a publicação, promoção e valorização dos profissionais da literatura independente no Brasil.

Foram identificadas feiras literárias já existentes, além de novos projetos que necessitam de recursos financeiros. Tais demandas serão apresentadas a parlamentares, após um devido mapeamento e levantamento de particularidades de cada um deles. Foi ressaltada a importância de haver um alinhamento de propostas que objetive a unidade da área, incluindo as bibliotecas, os bibliotecários, as editoras, as livrarias, os escritores, os ilustradores, os tradutores e demais profissionais e entidades integradas ao mercado literário.

Denise Ramos (CRB-6/1000) considerou o encontro produtivo. “Sempre fomos um grupo unido e consolidado, que trabalha junto por meio da iniciativa de representantes de diversas esferas. Conversamos muito sobre a literatura, o trabalho das bibliotecas e a busca pela efetivação da Lei 12.244/10 referente às bibliotecas escolares, que também faz parte do PNLL”, afirma.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*