Vagas para bibliotecários aumentaram 24% nos últimos anos
Ainda que o país viva uma crise econômica que persiste há alguns anos, os dados do Ministério do Trabalho e Emprego são otimistas para a área de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Segundo dados compilados pela Fundação Seade entre os anos de 2011 e 2015, houve um aumento de 24% na oferta de empregos formais da Grande São Paulo no período.

(Foto: Michal Jarmoluk | Pixnio)
Um dos motivos apontados para o crescimento é a capacidade de o profissional se adaptar ao mundo digital. Com o aumento da quantidade de informações disponíveis, é necessário encontrar alguém que consiga gerenciar os dados de forma sistemática. Paralelo a isso, ainda são poucos os profissionais que ingressam no mercado a cada ano. Um estudo realizado pelo Núcleo de Pesquisa da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) mostrou que 92% dos seus alunos de Biblioteconomia e Ciência da Informação trabalham ou fazem estágio na área.
Possibilidades profissionais
Existem diversas possibilidades para quem deseja cursar Biblioteconomia em Minas Gerais e no Espírito Santo. Três cursos presenciais são oferecidos nos estados – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e Centro Universitário de Formiga (Unifor-MG). Além disso, existem as opções de cursos a distância, que podem ser feitos em qualquer cidade. Confira alguns aqui.