Biblioteca do Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira, na capital mineira, promove atividades para desenvolvimento sociocultural
A antiga Biblioteca Regional São Cristóvão, reaberta em novembro de 2014 como Biblioteca do Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira, tem o intuito de levar às crianças e adultos da região central um espaço adequado para o desenvolvimento de atividades socioculturais. O equipamento, vinculado à Fundação Municipal de Cultura, é dedicado à criação, difusão e circulação de bens culturais.
A biblioteca, que recebe cerca de 600 visitas por mês, conta com um acervo de cinco mil livros e promove, diariamente, atividades de fomento à cultura. “Brinquedos, Livro, Memória e Família” é uma ação do Projeto Ler em Família, em que são realizadas visitas nas casas dos moradores e é feita a leitura de um título, a fim de promover a literatura e divulgar os serviços do espaço. A família indica outra residência para ser visitada e manter o ciclo na comunidade.
Oficinas de incentivo a leitura, sarau poético e exposições também fazem parte das ações da Biblioteca do Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira. A equipe ainda desenvolve o Portal da Poesia, que trata de uma temática mensal, e o Encontro para Escritores que visa orientar os escritores amadores.
A bibliotecária Priscila Rocha (CRB-6/2964) acredita que a leitura pode trazer muitas oportunidades. “A literatura tira o ser humano da mesmice e o leva para outros mundos, sejam eles para conhecimento ou entretenimento”, conta.
Serviço
Biblioteca do Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira
Bibliotecária: Priscila Miranda Rocha (CRB-6/2964)
Avenida Antônio Carlos, 821 – Mercado da Lagoinha
Horário: de segunda a sexta, das 8h às 17h
Telefone: (31) 3277-6091
E-mail: cclao.fmc@pbh.gov.br
Rede social: https://www.facebook.com/CentroCulturalLiberalinoAlvesdeOliveira/
Bibliotecas modelo
O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) vem divulgando diversas bibliotecas públicas que se destacam pela promoção de projetos de incentivo à leitura nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Para ver a lista de bibliotecas já perfiladas pelo Conselho, clique aqui.