Delegado do CRB-6 publica artigo em jornal, após reportagem contraditória

Um mês após publicação de reportagem que listava o profissional da Biblioteconomia como uma das oito áreas profissionais mais ameaçadas pelo avanço da tecnologia e dos processos de automação, o jornal capixaba A Tribuna concedeu espaço ao delegado do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região no Espírito Santo, Eduardo Valadares (CRB-6 ES/615). Por meio de artigo, Valadares aponta que, em vez de ameaçados, os bibliotecários tem se adaptado ao boom tecnológico, ocorrido após os anos 1990 no País. O texto foi publicado em 2 de março último.

“Diante dessas nuances, a classe bibliotecária (profissionais, instituições formativas, associativas, sindicais e representativas de classe), hoje, entende que deve dominar habilmente os fazeres dirigidos à gestão da informação em espaços como as bibliotecas escolares, acadêmicas, públicas, itinerantes, especializadas, virtuais, como há tempos já o faz, mas igualmente ter em conta que os espaços informacionais nas áreas de Negócios e de Ciência e Tecnologia, compondo equipes interdisciplinares, requerem a gestão de informação especializada”, afirma.

Após a publicação da reportagem, em fevereiro, Valadares e Dulcinea Rosemberg, professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), saíram em defesa da classe profissional frente à reportagem. “A tecnologia não é uma ameaça, mas uma oportunidade, por que a informação precisa ser tratada e aí entra o profissional da Biblioteconomia, que vai geri-la”, afirmou a professora na ocasião.

O artigo ressalta também como as entidades de classe, a comunidade acadêmica e a sociedade civil, por exemplo, podem agir em comunhão com a classe bibliotecária para a valorização da Educação. “Da mesma forma que cobramos educação de qualidade, devemos cobrar informação de qualidade, principalmente porque não existe educação sem informação, nem informação sem educação” afirmou Valadares.

Clique aqui e confira o artigo de Eduardo Valadares na íntegra.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*