Não existe desenvolvimento de um país sem investimentos na educação e na leitura. A afirmação foi feita pelo deputado federal José Stédile (PSB/RS), durante cerimônia de abertura do XXV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, realizada em 7 de julho, em Florianópolis.
Durante seu discurso, Stédile disse que a literatura é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento do país. “As pessoas precisam estar instruídas e o livro, a leitura e as bibliotecas constituem elementos fundamentais para a construção de uma sociedade democrática.”
O parlamentar disse ainda que o crescimento sustentável passa necessariamente pelo investimento na formação dos cidadãos. Neste contexto, ele destacou a necessidade de mais incentivo às bibliotecas e seus profissionais.
Ele elencou ainda as principais bandeiras da Frente Parlamentar em Defesa da Biblioteca Pública, grupo temático que ele preside no Congresso Nacional. “Os pontos prioritários que defendemos são: no mínimo uma biblioteca com bibliotecário por município; biblioteca 24 horas nas capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes; utilização de parte dos recursos dos royalties do pré-sal, que serão destinados à educação, para investimentos em bibliotecas e projetos que incentivam a leitura; utilização das bibliotecas escolares pelas comunidades; e valorização dos profissionais em biblioteca, documentação e ciência da informação”, concluiu.
Confira uma reportagem sobre a edição de 2013 do CBBD no seguinte link: http://youtu.be/7su4J773JcU.