Dia do bibliotecário: eventos movimentam Minas e Espírito Santo

Dia do Bibliotecário foi repleto de palestras promovidas pelo CRB-6

O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) esteve presente em quatro eventos comemorativos nas cidades mineiras e capixabas, em celebração ao Dia do Bibliotecário. Foram realizadas palestras em Belo Horizonte, Vitória, Montes Claros e Formiga.

Auditório cheio para a palestra realizada na UFMG (Foto: Arquivo pessoal)

A primeira foi realizada em Belo Horizonte, durante a semana de comemorações promovida pela Escola de Ciência de Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (ECI-UFMG). Com o tema “O que sua imagem pessoal diz sobre você como profissional?”, a palestra promoveu uma discussão sobre como deve ser a postura do profissional de Biblioteconomia tanto nas bibliotecas quanto fora delas.

Elma Aparecida de Oliveira (CRB-6/2088), bibliotecária da Faculdade de Ciências Médicas, esteve presente no evento e disse que a discussão veio em um momento muito oportuno. “As redes sociais são um exemplo. Hoje elas são feitas não só de amigos, mas também de contatos profissionais. As pessoas devem pensar duas vezes antes de postar as coisas.”

Representantes do CRB-6 e do CFB participam do evento em Montes Claros (Foto: Arquivo pessoal)

Em Montes Claros, o evento foi realizado no dia 16 e contou com uma forte presença dos bibliotecários da região. Gisley do Socorro Figueiredo Veloso (CRB-6/3482) é recém-formada na área e gostou da oportunidade de participar de um evento como esse que, segundo ela, é raro na região. “Foi uma tarde bem prazerosa, discutindo as formas de divulgação dos trabalhos da escola. Conheci muitos profissionais da área, foi muito interessante”. Para ela, porém, as palestras poderiam ter abordados temas mais atuais, como a valorização da profissão no município.

Bibliotecários de Vitória entenderam melhor qual o papel do CRB-6 no Estado (Foto: Arquivo pessoal)

No dia 19, foi a vez de Vitória receber a visita do CRB-6. A presidenta do Conselho, Marília Paiva (CRB-6/2262), falou sobre o engajamento político do bibliotecário e a importância disso para a valorização da classe. “Foi um momento bom para explicar como é nossa atuação no estado e o que temos feito pelos profissionais da região”, disse.

Racismo e o papel das bibliotecas foram alvo das discussões em Formiga (Foto: Arquivo pessoal)

O último evento foi realizado em Formiga, no dia 22, com o tema “Racismo e a construção da identidade do povo negro: a biblioteca como instrumento de luta”. A bibliotecária do Conselho Regional de Enfermagem, Meissane Andressa da Costa Leão (CRB-6/2353), esteve presente e disse que nunca assistiu a uma palestra tão esclarecedora sobre a situação do negro no Brasil. “Isso nunca tinha sido discutido comigo, era um aspecto que eu não observava nas obras que lia e usava na biblioteca. É uma oportunidade para a gente que vai organizar acervo e receber usuários de mostrar e debater nossa história de forma crítica.”

Novas carteiras profissionais
Durante os eventos, os profissionais presentes puderam solicitar a nova cédula de identificação dos bibliotecários, que segue o novo modelo criado pelo Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB). Nos quatro dias, cerca de 200 documentos foram pedidos. O prazo para entrega é de 30 dias após o requerimento. Os profissionais que ainda não solicitaram a cédula devem aguardar novas instruções do CRB-6 sobre o procedimento a ser seguido.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*