Cerimônia foi realizada em 14 de março, na UFMG
A nova diretoria da Associação dos Bibliotecários de Minas Gerais (ABMG) tomou posse na última quarta-feira, 14 de março, em cerimônia realizada na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (ECI/UFMG). O evento fez parte da programação da III Semana do Bibliotecário, realizada de 12 a 16 deste mês.

Diretoria da ABMG assume nova gestão (Imagem: Arquivo pessoal)
Com 95% dos votos, a chapa encabeçada por Maria Elizabeth de Oliveira da Costa, presidente na gestão 2014-2017, assumirá a diretoria até 2020. Também foram eleitos Cleide Fernandes, vice-presidente, Jorge Santa Anna, secretário, Edcleyton Bruno Fernandes da Silva, tesoureiro, Maria Cléa Borges, diretora Técnica e de Captação de Recursos e os conselheiros fiscais Andrea Brandão, Graciane Silva Bruzinga Borges e Taciana Gomes Rodrigues. Para conferir o currículo de cada um deles, consulte o site da ABMG.
Segundo Maria Elizabeth, as expectativas são as melhores possíveis, com muitos planos já desenhados para os próximos três anos. “Vamos dar continuidade aos treinamentos e criar um cronograma anual de capacitações que atenda às demandas do mercado, da academia e dos fatores regulatórios da profissão”, conta. Também serão criados dois bancos de informações no site: de empregos e de talentos. “Isso possibilitará a recolocação de profissionais no mercado e facilitará a busca de empresas por talentos”.
Outro foco será a comunicação com os profissionais associados e com aqueles que ainda podem vir a fazer parte da entidade. “Investir nessa área nos permite mostrar o que a ABMG está fazendo e como ela pode contribuir com os bibliotecários”, diz Maria Elizabeth. Para isso, a participação da Associação nas redes sociais aumentará e serão criados um boletim eletrônico e uma revista.
Para que tudo seja possível, Maria Elizabeth destaca a importância das parcerias com empresas, órgãos de representação de classes e escolas. Elas possibilitarão, por exemplo, a realização do Seminário Nacional de Bibliotecas dos Polos da Educação a Distância (SNBEaD) e do programa Bibliotecários em Volta do Mundo, que pretende levar os profissionais para conhecer bibliotecas de outros países. “Vamos trabalhar muito com essas instituições para sempre trazer o melhor a nossos associados”, finaliza.