ECM Show 2013: um evento que mobilizou os bibliotecários de BH

EMC Show

A era da informação extrema: desafios e oportunidades foi o tema central do ECM Show, maior evento da América Latina sobre gestão da informação. O tema foi debatido por especialistas, executivos e profissionais da área no último dia 18 de abril, no hotel Mercure, em Belo Horizonte.

A edição de 2013 do evento teve Minas Gerais como sede devido ao crescimento das empresas mineiras que precisam de gerenciamento eletrônico para gestão de documentos, o que possibilitou um investimento em eventos desse porte. Os participantes tiveram a oportunidade de desenvolver networking de negócios. As tendências mundiais de conhecimento e tecnologia foram apresentadas e discutidas, mostrando que os profissionais estão de olho nos movimentos e não estão perdendo as oportunidades. Além de palestras, o evento abriu espaço para apresentações de tecnologias e soluções usadas no segmento de gestão da informação empresarial.

As palestras foram ministradas pelos líderes e formadores de opinião das áreas econômica, política e social, cujos destaques foram:

Walter Koch, Diretor da ImageWare desde 1990, apresentou o tema: O que a gestão da informação pode fazer pela sua empresa, com destaque para o novo papel do bibliotecário, que está rompendo o estigma profissional e buscando qualificação em tecnologias apropriadas para execução de suas atividades profissionais.

Márcio Teschima, cientista da informação, apresentou o tema: Sem processos? Sem nada!, palestra que abordou o valor da sabedoria como tendência para mudança dos paradigmas na gestão documental.

Durante sua fala, ficou claro o papel dos bibliotecários nesse processo de informação distribuída e de melhoria de desempenho, no resultado da aplicação do Big Data, que trata de grande armazenamento de informações com velocidade na armazenagem e na distribuição, o que torna fundamental a análise do conteúdo de forma bem direcionada.

Nos talk shows, o destaque foi a participação dos bibliotecários. Eles falaram sobre a evolução e atuação efetiva no mercado, mostrando as posições estratégicas e papeis expressivos que temos alcançado no meio empresarial. Os convidados discutiram o tema: O novo papel do papel nas empresas: implantando projetos de gestão de informação – cases de empresas mineiras.

Nos intervalos, foram realizadas reuniões individuais com os especialistas, nas quais os participantes puderam conversar e tirar suas dúvidas com cada um dos palestrantes. Além disso, todos puderam interagir e visitar os estandes.

Fonte: Henrique Carlos Esteban de Sousa Rocha Santos (CRB-6/2371). Editado por CRB-6
Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*