Uma nova perspectiva para a formação humana de crianças e jovens da cidade de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, tem sido construída a partir da articulação das instituições sociais Missão Ramacrisna, Grupo de Crianças Carentes da Vila São Caetano (Griasc), Instituto Casa Santa (Incas) e Serviço Assistencial Salão do Encontro junto ao Instituto C&A de Desenvolvimento Social. O fato se deve a criação de acervos e espaços de criação nas três instituições sociais citadas.
Resultado: mais de 4.500 empréstimos de livros foram realizados somente no segundo semestre de 2010, ano de inauguração do Polo de Leitura Ler e Ler, viabilizado pela parceria. Em Betim, o projeto Polo de Leitura Ler e Ler atende os bairros de Vianópolis, Imbiruçu, Citrolândia e Norte.
“Está na minha rotina vir até a Biblioteca da Ramacrisna. Quem me fez gostar de ler foi a coordenadora. Já na minha casa ninguém tem costume de ler. Meus pensamentos mudaram porque me interessei. A leitura melhorou minhas notas”, conta a estudante Alessandra de Oliveira.
“O livro por si só encanta. O que é preciso fazer é transpor a barreira do não querer ler, pois, a partir do momento em que a pessoa começa a ler, ela se interessa”, afirma a coordenadora do projeto, a bibliotecária Tânia Silva (CRB-6/1636).
IDH
A parceria das instituições acontece justamente num momento em que autoridades locais percebem o déficit em projetos de provimento à leitura. De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Betim está na posição 1.170 do mais recente ranking de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), datado de 2003. No tópico Educação, a cidade recebe nota 0,862.
A capital mineira, Belo Horizonte, ocupa a posição 71 no IDH e recebe nota 0,929 em Educação. No topo da lista está o município de São Caetano do Sul (SP), com nota 0,975 no tópico Educação.