Após ação do CRB-6, instituições contratam bibliotecários
A bibliotecária Ana Paula Meira (CRB-6/2768) é uma entre os inúmeros profissionais que foram contratados após autuação do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) nas instituições públicas e privadas mineiras e capixabas.
Atualmente, ela gerencia a biblioteca de um colégio particular de Belo Horizonte e afirma que a ação do Conselho é primordial para valorização da profissão. “A instituição foi fundada há mais de 20 anos e, em suma, a gestão da biblioteca era feita por professores. A fiscalização do CRB-6 fomentou abertura de vaga destinada ao profissional da Biblioteconomia. Tal fato não aconteceria sem a intensa atuação do Conselho em Minas e no Espírito Santo”, completa.
A presidente do Conselho, Mariza Martins Coelho (CRB-6/1637) afirma que as fiscalizações garantem espaço para atuação dos bibliotecários. “As visitas fiscalizatórias oferecem a sociedade bibliotecários capacitados e devidamente registrados para exercerem o ofício de maneira apropriada” explica.
Participe das fiscalizações
Se tiver conhecimento de alguma instituição cuja biblioteca não possui bibliotecário, denuncie. Você pode enviar sua denúncia pelo e-mail crb6@crb6.org.br. As denúncias e todo o processo de fiscalização são mantidos em sigilo. Mais informações sobre a fiscalização do CRB-6 estão disponíveis no site www.crb6.org.br.