Ana Maria Pinheiro Lima
A oportunidade de participar das comemorações do Dia do Bibliotecário promovido pelo Conselho Regional de Biblioteconomia 6º Região (CRB-6) e também de fazer parte da programação do VI Fórum de Biblioteconomia, no Centro Universitário de Formiga (UNIFOR) com a apresentação de uma palestra sobre liderança para profissionais da informação, mostrou que estamos acompanhando as novas abordagens de gestão e buscando diferenciais para o exercício da profissão.
A vice-presidente do CRB-6, Emilce Maria Diniz (CRB-6/1206), juntamente com os conselheiros Júlio Vítor Rodrigues de Castro (CRB-6/2565) e Hugo Oliveira Pinto e Silva (CRB-6/2938), além da bibliotecária gerente Fernanda Alvarenga (CRB-6/2220) e da bibliotecária fiscal Orfila Mudado (CRB-6/756), ambas do Conselho, os alunos, professores e a coordenação do curso de Biblioteconomia da UNIFOR prestigiaram a palestra, que foi elaborada a partir de estudo realizado para conclusão do curso de especialização em Gestão de Pessoas.
O tema da palestra foi “A importância da competência de liderança para o profissional Bibliotecário”.
Sobre a palestra
Diante das mudanças no mercado de trabalho, aumento significativo da competição e demanda de profissionais mais qualificados e preparados para os desafios propostos pelas empresas, é percebida a necessidade do desenvolvimento de habilidades e competências gerenciais para o profissional bibliotecário.
Considerando que uma das competências essenciais para os gestores é a liderança, e por se tratar de um profissional que sempre atua em unidades de informação com o gerenciamento de equipes, o bibliotecário que possui esta competência se destaca, pois pode melhorar sua performance e também agregar mais valor para o negócio.
Os conceitos sobre liderança incitam de uma forma geral para a abertura da postura e do papel gerencial destes profissionais, para acompanhamento das novas tendências administrativas, bem como a interação com as equipes de trabalho. Desta forma são compartilhadas informações, responsabilidades e a colaboração, que garantem a geração de confiança do grupo em seu representante.
De uma forma geral, as principais competências que o profissional bibliotecário deve desenvolver para sua atuação como líder são:
– O alinhamento com a cultura e objetivos institucionais;
– Amplitude de visão;
– Uso de comunicação transparente;
– Incentivo do trabalho em equipe;
– Flexibilidade e adaptabilidade frente às mudanças;
– Agente provedor de ambiência motivacional e capacidade de influência a partir de comportamento ético e coerente.
Para desempenhar corretamente estes quesitos, o profissional também deve conhecer e explorar as dimensões de sua inteligência emocional, pois propiciam o controle dos impulsos nas situações críticas, a geração de confiança, flexibilidade nos momentos de mudança e o aproveitamento das oportunidades. Estas dimensões são dividas em:
– Autoconsciência: permite a identificação dos próprios limites, pontos fortes e fracos, reconhecimento das emoções e seus impactos durante as decisões.
– Autogestão: é representada pelo autocontrole emocional, transparência, adaptabilidade, superação, iniciativa e otimismo.
– Consciência social: é composta pela empatia e consciência organizacional. Permitem a percepção das emoções alheias, identificação dos valores e das forças políticas da empresa, reconhecimento das necessidades dos usuários e da equipe.
– Administração de relacionamentos: é formada pela liderança inspiradora, capacidade de influência, desenvolvimento da equipe, gerenciamento de conflitos, trabalho em equipe e colaboração.