Em Minas, bibliotecários do SENAI promovem ações em virtude da Semana do Livro e da Biblioteca

As unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) promoveram em outubro último a troca e o compartilhamento do conhecimento, por meio de livros, em virtude das comemorações da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Através de atividades de incentivo à leitura alunos e funcionários de várias unidades do SENAI em Minas Gerais puderam renovar seus acervos particulares ou, simplesmente, seus conhecimentos. A articulação dessas ações aconteceu por iniciativa dos 32 bibliotecários que trabalham na instituição em todo o Estado.

O processo de troca dos livros aconteceu da seguinte forma: no ato da entrega, os livros eram avaliados e, se bem conservados, trocados por cupons. Por sua vez, esses cupons eram trocados por outros livros. Atividades relacionadas como, por exemplo, dicas de conservação de livros, contação de histórias e apresentações lúdico-musicais também foram realizadas nas escolas do SENAI.

Segundo Clauzemberg Santos, bibliotecário da unidade SENAI de Pouso Alegre, no Sul de Minas, “houve uma repercussão muito positiva do evento e já é pensado o fortalecimento dessas ações para os anos seguintes”. Edwiges Léa Marques Lopes, por sua vez, descreve que “quando a biblioteca vai até o aluno, percebe-se a carência de informação, conhecimento e o interesse latente em conhecer melhor o mundo dos livros”. Edwiges integra o grupo de profissionais da instituição em Belo Horizonte.

“Se antes muitos utilizavam a biblioteca apenas como local em que podiam acessar rapidamente o e-mail particular, ou qualquer outro site, agora eles passaram a ler as notícias dos jornais disponibilizados, a ler a revista semanal, bem como as revistas técnicas e livros. Acredito que a real conscientização sobre a importância da leitura se dará de forma gradativa”, endossa Débora Militani, da cidade de São Sebastião do Paraíso, no Sudoeste de Minas.

TVS LOCAIS
Em Pará de Minas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a ação foi destaca pela TVI, jornalístico local. “O resultado vem sim, talvez não a curto prazo e sim em longo prazo. E o nosso papel é instigar sempre, constantemente, a leitura por esses jovens”, afirma a pedagoga da unidade SENAI de Pará de Minas, Gislene Vasconcelos. Segundo a bibliotecária Carolina Faria Arantes (CRB-6/2806), além da troca de livros, a unidade também promoveu a contação de histórias, o encontro de escritores com os estudantes e concurso de poesia.

SEMANA DO LIVRO NO SENAI – 27-10-2012 – TVI PARÁ DE MINAS – MG

Em Itaúna, no Oeste de Minas, as ações em virtude da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca também foram destacadas por um jornalístico local: a TV Cidade. “Um evento desses é interessante por que dissemina a cultura e suas possibilidades. E eu entendo a literatura como aquela atividade infantil de ligar os pontos. Ou seja, cada um, na leitura que faz, vai fazer desse arranjo o que bem entender”, afirma o empresário e escritor Jonas Vieira. Segundo Pedro Paulo Drumond, diretor do SENAI Itaúna, a expectativa é de que o evento faça a diferença para os estudantes daquela unidade. “Esse evento visa despertar e consolidar a importância que a leitura tem para a vida de todos nós”, acrescenta ele.

Vídeo: SENAI promove a primeira semana literária com palestras e exposição de livros

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*