Fórum das Letras de Ouro Preto é avaliado positivamente

O Fórum das Letras de Ouro Preto terminou no último dia 02. Foram cinco dias com uma extensa programação, na qual os participantes puderam ter acesso a algumas das estratégias das editoras para atrair leitores.

Realizado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o evento tem o intuito de promover o diálogo entre autores e público, valorizando a identidade e a diversidade da literatura produzida em países de língua portuguesa. Desde a sua primeira edição, em 2005, o evento vem recebendo importantes autores da literatura contemporânea.

Passaram pelo evento cerca de 70 autores e aproximadamente 80 atividades foram realizadas durante todo o Fórum. Debates, apresentações teatrais, intervenções artísticas e oficinas foram algumas das ações promovidas.

Entre os destaques estão a participação da poeta Adélia Prado e do jornalista Mino Carta, e as reflexões sobre o processo criativo e as origens culturais, filosóficas e literárias, que foram conduzidas por  Affonso Romano de Sant’Anna, Antônio Torres, Ivan Marques, Nei Lopes, Audálio Dantas, Eduardo Jardim, entre muitos outros.

O público pôde conhecer também o trabalho de escritores portugueses, como Francisco José Viegas e Fernando Pinto do Amaral. A coordenadora do evento, Guiomar de Grammont, avaliou positivamente esta edição. “O Fórum propiciou uma participação muito boa do público, viabilizando discussões muito profundas sobre literatura”. Ela disse que a atividade reiterou sua relevância no calendário cultural brasileiro.

Em 2014, o Fórum será realizado em setembro, com o tema Escritas em Transe. Guiomar explica: “É um assunto poético, que oferece um enorme leque de discussões. Refere-se ao tempo de transição em que estamos vivendo, sobretudo na literatura, com o advento da internet e do livro digital”.

Fonte: Fórum das Letras. Editado pelo CRB-6.
Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*